Topo

Esse conteúdo é antigo

Arthur do Val diz que recebeu ameaça e nega que incentivou turismo sexual

Arthur do Val em entrevista exclusiva ao Domingo Espetacular - Divulgação/RecordTV
Arthur do Val em entrevista exclusiva ao Domingo Espetacular Imagem: Divulgação/RecordTV

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 15h46

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) disse que recebeu ameaças de morte após o vazamento do áudio no qual diz que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres". O político, conhecido como Mamãe Falei, também negou que tenha incentivado o turismo sexual.

As afirmações, feitas em entrevista ao Domingo Espetacular, no programa que vai ao ar no próximo domingo (13), foram adiantadas ao UOL pela Record TV.

"Não é justo uma pessoa querer me matar porque eu mandei um áudio num grupo de amigos", argumetou. "Quando uma garota viaja para outros lugares para conhecer alguém para se relacionar está praticando turismo sexual? Turismo sexual para mim é uma pessoa que viaja para se aproveitar através de prostituição."

Questionado se estaria arrependido, o deputado diz que está sendo injustiçado e que "perdeu tudo": "Eu cometi o maior erro da minha vida. Eu perdi tudo, perdi todo o meu trabalho, eu joguei fora por causa disso."

Arthur do Val enfrenta um processo que pode resultar na cassação de seu mandato como deputado. O político recebeu ontem uma notificação do Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e, agora, tem cinco dias úteis - até a próxima quinta-feira (17) - para apresentar uma defesa prévia.

O parlamentar também chegou a dizer que suas falas foram um "erro num momento de empolgação" e desistiu de se candidatar ao governo de São Paulo. Com a repercussão, ele se desfiliou do Podemos, seu antigo partido, para evitar a expulsão.

Entenda o caso

No dia 4 de março, em uma série de áudios gravados e enviados a um grupo de amigos no WhatsApp, o deputado estadual Arthur do Val afirmou estar fazendo coquetéis molotov na guerra da Ucrânia, descreve suas impressões sobre as mulheres do país e, em um dos trechos, afirma que elas "são fáceis, porque são pobres".

"Eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei, foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser (...)", afirma o deputado nos áudios, que foram revelados pelo site Metrópoles, e aos quais o UOL também teve acesso. A reportagem confirmou a autoria das gravações com pessoas próximas ao deputado.

Em seguida, o parlamentar, conhecido como Mamãe Falei, afirma: "Detalhe, hein. Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de 'minas' e é inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo, você dá bom dia e ela [sic] ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e supergente boa, é inacreditável", prossegue o deputado. Segundo ele, nas "cidades mais pobres, elas são as melhores".

O político havia viajado à Ucrânia, no dia 28 de fevereiro, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia.