Topo

Esse conteúdo é antigo

'Crueldade e desrespeito': políticos reagem a fala de Mourão sobre ditadura

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 15h10

Políticos repercutiram hoje a fala do vice-presidente da República e general da reserva, Hamilton Mourão (Republicanos), que riu da possibilidade de uma investigação sobre as torturas cometidas por militares durante a ditadura. O comentário de Mourão foi considerado repleto de "crueldade, ultraje e desrespeito" pelas vítimas e familiares delas.

Em conversa com jornalistas hoje, o vice de Jair Bolsonaro (PL) foi questionado sobre áudios que mostram sessões do STM (Superior Tribunal Militar). Enquanto alguns ministros dizem que as denúncias de torturas devem ser apuradas, outros duvidam da palavra dos acusados.

"Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]. Vai trazer os caras do túmulo de volta?", afirmou Mourão, rindo. Não ficou claro se ele se referia aos torturadores ou aos ministros do STM, ao dizer que eles já morreram. "História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do país", completou.

A deputada federal (PCdoB-RJ) Jandira Feghali afirmou que a postura do vice-presidente foi "deplorável" e que "Mourão e Bolsonaro vêm desse lugar de crueldade, ultraje e desrespeito".

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o comentário de Mourão "dá a exata dimensão da escória que chegou ao poder com Bolsonaro".

Coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos (PSOL) disse que "muitos torturados seguem vivos. Muitas mães seguem até hoje sem saber onde estão seus filhos desaparecidos. É por isso que exigimos memória, verdade e justiça, senhor Mourão!".

Erika Kokay, deputada federal (PT-DF), disse que a "a tortura é naturalizada neste governo. Estamos falando de um governo que exalta torturadores e celebra a ditadura. Tortura é crime e não motivo de piada!".

Marcelo Ramos (PSD-AM), deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, disse não estar surpreso com o comentário de Mourão. "Quem, como ele, se sujeita a ser humilhado por um capitão expulso do Exército e ainda bajulá-lo, não parece ter vergonha na cara mesmo", falou.

Sem citar nomes, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez críticas que apontam para Bolsonaro e sua família: "Não bastasse o miliciano e seus filhos fazerem apoio a a torturadores e debochar das vítimas, hoje foi a vez de Mourão ir pelo mesmo caminho. Minha pergunta é: Existe um pingo de humanidade nessa gente?".

Natália Bonavides (PT-RN), deputada federal, lembrou a dor das famílias. "'Vai trazer os caras do túmulo de volta?' Não, Mourão! A ditadura assassina que vc defende, além de matar, não deu às famílias o direito de enterrarem seus mortos. Não há túmulos. Estão desaparecidos até hoje. Onde está Fernando Santa Cruz? Luiz Maranhão? Virgílio Gomes da Silva?", escreveu.