Topo

Esse conteúdo é antigo

STF arquiva pedido de Zambelli para que Lula não se aproxime do Congresso

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) - Nelson Jr/STF
Ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) Imagem: Nelson Jr/STF

Do UOL, em São Paulo

27/04/2022 18h22

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou um pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja impedido de se aproximar do Congresso Nacional, em Brasília. O magistrado entendeu que "não há elementos probatórios suficientes" para atender ao pedido.

"Diante de tal panorama, outra conclusão não remanesce, como se vê, senão a de que não há elementos probatórios suficientes (justa causa) para autorizar a deflagração da persecução criminal", decidiu.

A solicitação em caráter de urgência foi enviada pela deputada bolsonarista no início de abril. Zambelli também pediu a adoção da medida cautelar para que o petista mantivesse uma distância mínima de 300 metros de qualquer deputado ou senador.

A representação da deputada foi endossada por mais nove políticos da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido foi uma resposta a um discurso em que Lula incentivou apoiadores a irem até a casa de parlamentares para "incomodar a tranquilidade" deles.

"Lula incitou seus aliados a mapearem a residência dos parlamentares, inclusive indicando que as abordagens devem ser direcionadas aos familiares dos agentes políticos", disse a deputada.