Topo

Chico, Martinho, Ludmilla: quem não foi ao casamento de Lula e Janja

O ex-presidente Lula e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, cortam o bolo do casamento durante a festa, em São Paulo - Ricardo Stuckert
O ex-presidente Lula e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, cortam o bolo do casamento durante a festa, em São Paulo Imagem: Ricardo Stuckert

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

19/05/2022 18h45

Poucos convidados perderam o cobiçado casamento entre o ex-presidente Lula (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, na noite de ontem (18), em São Paulo.

O evento, com detalhes guardados a sete chaves pelos noivos até nos círculos mais íntimos, reuniu figuras dos meios político e jurídico, artistas, celebridades, amigos e familiares. Ao todo, 200 pessoas foram convidadas —menos de 20% faltou.

Elaborar a lista foi um dos principais desafios do casal, segundo pessoas próximas. Com 76 anos e mais de meio século de vida pública, Lula teve de fazer escolhas. O critério, contam, eram as pessoas que mais tinham afinidade com o casal.

Entre os políticos, os convidados lembraram que o ex-ministro Aloízio Mercadante (PT), um dos coordenadores da campanha de Lula, não foi porque está com covid-19.

Outros integrantes do círculo mais próximo foram —como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT); os deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, e Rui Falcão (PT-SP); e os ex-ministros Franklin Martins e Fernando Haddad (PT). Também participaram da celebração novas alianças, como o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB-SP), hoje vice na chapa de Lula; o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ); e o ex-governador Flávio Dino (PSB-MA).

No meio artístico, a lista de ausentes foi um pouco maior, geralmente por questão de agenda. O casal Chico Buarque e Carol Proner, que acompanha o relacionamento desde o início, dada a amizade do músico com Lula e da advogada com Janja, já tinha compromissos na Europa.

Também faltaram os sambistas Martinho da Vila, apoiador histórico de Lula, e Zeca Pagodinho; a cantora Preta Gil --o pai, Gilberto, e a irmã, Bela, compareceram-- e a funkeira Ludmilla, que passa férias com a esposa nas Maldivas. Em resposta, a cantora chegou a publicar que, por ter faltado, faria um pocket show para os noivos.

A lista, assim como outros detalhes da festa, ficaram em sigilo até o dia da festa. O local da cerimônia, uma badalada casa de festas no Brooklin, zona sul de São Paulo, por exemplo, só foi revelado às 13h13 do dia da festa.

O pré-candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin, e sua esposa, Lu Alckmin - Ricardo Stuckert - Ricardo Stuckert
Os casais da chapa reunidos: Lu Alckmin, Lula, Janja e Geraldo Alckmin
Imagem: Ricardo Stuckert

Até a hora da festa, entre os políticos, havia um burburinho de quem havia sido convidado e quem não. A maioria preferia não confirmar, embora mostrasse interesse em falar sobre o assunto.

Foram chamados, por exemplo, os governadores petistas Fátima Bezerra (RN) e Rui Costa (BA) e os ex-governadores Benedita da Silva (RJ) e Wellington Dias (PI), que tem participado da campanha, mas não o ex-governador Camilo Santana (CE).

Entre os senadores petistas, só foi chamado Jacques Wagner (PT-BA), amigo antigo de Lula. Da bancada federal, além de Gleisi e Rui, compareceram Alexandre Padilha (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS).

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy também esteve no casamento, mas seu ex-marido, o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), não foi convidado.

Entre os aliados, foram escolhidos Freixo, Dino e o governador Paulo Câmara (PSB-PE). Ficaram de fora da lista outras figuras do que têm aparecido na pré-campanha do petista, como Guilherme Boulos (PSOL) e os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM).

Festa animada até 3h

A cerimônia, marcada para as 19h, começou às 19h40 e durou pouco mais de meia hora. Segundo fontes, nenhum dos dois discursou no altar, só houve a leitura de votos católicos e o beijo. Algumas palavras foram ditas posteriormente, na abertura da pista da dança. Lula chorou em diversos momentos.

Algumas pessoas, como o governador Rui Costa, a sambista Teresa Cristina e o oncologista Roberto Kalil, médico de Lula, só chegaram após a entrada de Janja.

Segundo relatos à saída, a festa foi "animada como boas festas são". Os noivos deixaram a local por volta das 00h15, mas o som seguiu até cerca de 3h, com um grupo mais reduzido.

Enquanto esteve no evento, Lula foi um dos mais animados. O ex-presidente passou grande parte do tempo na pista, com Janja.

O comediante e apresentador Paulo Vieira e Haddad ficaram até o fim. Hoje (19) é aniversário da esposa do ex-prefeito, Ana Estela, que ganhou um canto de parabéns do grupo remanescente por volta da 1h.

Durante a festa, entre a apresentação de uma banda e de uma DJ, foi exibido o novo clipe de "Sem medo de Ser feliz", o "presente" de Janja a Lula, como ela anunciou no lançamento da pré-candidatura do marido à presidência da República.

O jingle, que deve ser reciclado para esta campanha, tocou diversas vezes durante a noite, em meio a um setlist eclético, com funk, axé, forró e MPB.

Os recém-casados passaram a noite de núpcias em um hotel de luxo na região do Parque do Ibirapuera e deverão permanecer na capital paulista para a lua de mel, sem viajar.

A agenda da pré-campanha ficará suspensa até a semana que vem, quando Lula deverá viajar para a região Sul.