Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornal: Vereadores temem espionagem de Monteiro e pedem varredura na Câmara

Vereador Gabriel Monteiro - Divulgação/Câmara do Rio
Vereador Gabriel Monteiro Imagem: Divulgação/Câmara do Rio

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 16h55

Membros do Conselho de Ética da Câmara do Rio, envolvidos no processo que pode levar à cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), temem estarem sendo espionados. Por isso, vão pedir varredura em seus gabinetes na semana que vem, para verificar a existência de escutas no ambiente.

A informação foi confirmada ao jornal O Globo pelo vereador Chico Alencar (PSOL), que é relator do processo. Segundo o parlamentar, o pedido será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara após os depoimentos de todas as testemunhas de defesa do vereador.

"Vamos pedir a varredura no gabinete de todos os integrantes. Até porque sabemos que o Gabriel, na sua atuação como youtuber e testemunhado aqui, que ele trabalha com campana, investigação, temos essa preocupação. O que nos cabe é pedir proteção. Vamos encaminhar à mesa diretora e eles vão determinar o que fazer. Se criou um ambiente de espionagem e medo", disse o relator à reportagem.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Monteiro afirmou que o vereador está "se sentindo o James Bond brasileiro" e que a posição do Conselho mostra que "alguns de seus membros estão considerando como verdade absoluta as falácias das testemunhas de acusação". Nas redes sociais, o parlamentar brincou com a situação e disse "sou o 007 brasileiro".

Gabriel Monteiro é acusado de quebra de decoro parlamentar, pela prática de supostos estupros e episódios de assédio sexual e moral, além de manipulação de vídeos e infração a direitos de uma adolescente que foi protagonista de um vídeo gravado por ele. Monteiro nega todas as acusações, e as atribui a adversários políticos que quereriam destruí-lo.