Topo

Esse conteúdo é antigo

Weintraub critica 'pacto' de Bolsonaro com Moraes: 'Gastou seu dinheiro'

Weintraub questionou quais seriam os termos de acordo intermedido por Temer - Walterson Rosa/Ministério da Educação
Weintraub questionou quais seriam os termos de acordo intermedido por Temer Imagem: Walterson Rosa/Ministério da Educação

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 07h48Atualizada em 08/06/2022 09h26

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub comentou a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), teria descumprido pontos de um suposto acordo costurado pelo ex-presidente Michel Temer, após atos realizados no 7 de setembro do ano passado. Weintraub disse que o "sacrifício" dos apoiadores que foram às manifestações foi trocado por um "pacto".

"Você atendeu a "convocação" do Presidente e foi para a rua. Gastou seu tempo e dinheiro. Alguns foram presos e ameaçados. Eu alertei para tomarem cuidado! Para não confiarem! A VERDADE APARECEU! Seu sacrifício foi trocado por um pacto!", escreveu o ex-ministro em uma publicação no Twitter.

Em outra publicação feita mais cedo, Weintraub também comparou o suposto acordo citado por Bolsonaro a um "pacto satânico", que teria sido "intermediado pelo Conde Drácula", fazendo referência a Temer. O ex-ministro ainda questionou quais seriam os termos desse acordo.

"Envolve proteção de algum filho milionário? Teve detalhes do Porto de Santos? Negociou a entrega da cabeça de quantos apoiadores?", tuitou o ex-aliado do presidente.

Carta redigida por Temer

Após a realização das manifestações de 7 de setembro, no ano passado, o Planalto divulgou uma carta redigida por Temer em um esforço de pacificação.

No texto que veio a público dois dias depois do feriado, Bolsonaro recuava de falas golpistas e declarava respeito às instituições brasileiras, justificando-se. Segundo ele, palavras agressivas "decorriam do calor do momento".

Antes da publicação da nota, Bolsonaro havia conversado por telefone com Moraes — a ligação também foi mediada pelo antecessor.

Ontem, em entrevista ao SBT, Bolsonaro afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, teria descumprido um suposto acordo e que Moraes teria desrespeitado "certas coisas" combinadas a fim de que a carta fosse assinada e divulgada. Temer contradisse a versão de Bolsonaro em entrevista à Veja dizendo que "não houve acordão" e que "não ouviu nada de não republicano na conversa". Prcourado ontem pelo UOL para comentar o assunto, o ministro Alexandre de Moraes disse que não iria se manifestar.