Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo exonera diretor da Funai responsável por proteção de indígenas

César Augusto Martinez - Reprodução/Funai
César Augusto Martinez Imagem: Reprodução/Funai

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 11h46Atualizada em 08/06/2022 15h44

O governo federal exonerou César Augusto Martinez do cargo de diretor de Proteção Territorial da Funai (Fundação Nacional do Índio). A exoneração foi assinada pela ministra substituta da Casa Civil, Sabá Filha de Oliveira, e publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União).

Martinez será substituído por Elisabete Ribeiro Alcântara Lopes, que já trabalhava com a assessoria da Presidência da Funai. Segundo o documento, o diretor deixou o cargo no dia 3 de junho, mas somente agora a exoneração foi publicada.

A DPT (Diretoria de Proteção Territorial) é responsável por temas como regularização fundiária, identificação e delimitação de terras indígenas e o monitoramento e fiscalização territorial, além da proteção de indígenas isolados.

O UOL entrou em contato com a assessoria da Funai para saber o motivo da exoneração e aguarda retorno.

A troca de comando do departamento ocorre em meio ao desaparecimento de um jornalista britânico e um indigenista brasileiro na floresta amazônica.

Dom Phillips, que escreve para o The Guardian, Washington Post e outras publicações, foi visto pela última vez no domingo, 5, junto com Bruno Pereira, que já teve cargo de coordenador na Funai.

Eles estavam em viagem para reportagem no Vale do Javari, área remota de selva que abriga o maior número de indígenas isolados do mundo. A região é alvo de garimpo e pesca ilegais e também de traficantes de drogas.

O governo enviou representantes da Marinha, do Exército e da Polícia Federal para atuar nos trabalhos de buscas.

Pescadores foram interrogados, mas apenas um foi levado algemado para a delegacia, afirmou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, em entrevista à Reuters. Ele identificou o homem como Amarildo da Costa, conhecido localmente como "Pelado".

*Com informações da agência Reuters