Topo

Esse conteúdo é antigo

Tabata declara apoio a Lula no 1º turno e é atacada por bolsonaristas

Do UOL, em São Paulo

30/07/2022 13h13Atualizada em 30/07/2022 17h09

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) declarou ontem apoio ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais deste ano. Em carta divulgada nas redes sociais, Tabata diz que o atual momento exige coragem e lucidez para deixar as diferenças de lado.

No texto, ela defende que a única frente ampla viável para derrotar Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno foi construída por Lula e o vice Geraldo Alckmin (PSB). Após a publicação, Tabata foi atacada por bolsonaristas e seguidores relataram "decepção".

Em fevereiro deste ano, a deputada havia declarado apoio a Ciro Gomes (PDT).

"Lula e Alckmin estão comprometidos com a renda mínima e fortalecimento da educação básica e da pesquisa. Entendem que a proteção do meio ambiente e combate às desigualdades são essenciais ao nosso crescimento, que não podemos permitir que 33 milhões de brasileiros continuem sem ter o que comer. Temos o enorme desafio de reconstruir o nosso país, e essa reconstrução só será possível com a nossa união", escreveu Tabata.

Os próximos 65 dias serão decisivos para o futuro do país. Já estamos vivendo episódios inaceitáveis de violência política e questionamentos ao processo eleitoral.
Trecho da carta de Tabata Amaral divulgada nas redes sociais

A publicação foi feita quatro dias após um jantar entre a parlamentar, Lula e Janja em São Paulo.

Veja a reação de bolsonaristas e de seguidores de Tabata após a carta:

Tabata Amaral na mira de bolsonaristas

Na semana passada, a deputada federal Tabata Amaral virou alvo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais após incentivar o boicote à convenção do PL que lançou a candidatura do mandatário à reeleição.

O partido abriu as inscrições para participação no evento, que ocorreu no último domingo no ginásio do Maracanãzinho, no Rio, em um aplicativo. Em um movimento coordenado, internautas contrários ao presidente reservaram ingressos disponíveis na internet, mas sem interesse de comparecer ao evento, com o objetivo de esvaziá-lo.

Tabata compartilhou o tuíte de um internauta falando sobre a gratuidade para retirada do ingresso via internet, e escreveu: "Simbora, galera!", o que deu início a uma série de mensagens de bolsonaristas acusando a deputada de incentivar o boicote.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo no Twitter acusando a parlamentar, a quem chama de "aliada de Lula", de ter contribuído para o boicote no evento.

"Os aliados do Lula, como a deputada Tabata Amaral, estão incentivando os internautas a entrarem no link de convite para o evento, se inscreverem com intenção de lotar o evento e não irem lá participar, para dar ares de que o evento de Bolsonaro estaria vazio."

Isso não é normal, não é jogo limpo. É trapaça, falsificação. Quase um ataque hacker. A gente não vai admitir. Fora isso, outras providências estão sendo tomadas
Eduardo Bolsonaro em vídeo com críticas a Tabata Amaral

Também num vídeo publicado no Twitter, a deputada rebateu as críticas e chamou Eduardo de "covarde" e "frouxo". "Isso aqui, meu filho, se chama manifestação pacífica. É direito de cada cidadão se inscrever em um evento e não comparecer", disse ela.

E fica aqui a reflexão: está falando que é trapaça, que é não sei o que... Quem é que está questionando o resultado das urnas? Quem é que está incentivando a violência? Mandando metralhar quem pensa diferente? Quem é que financia robô para divulgar fake news? São vocês. E só me mostra como tem gente frouxa, covarde, que não aguenta um tuíte e que, com certeza, não aguentaria um dia na minha pele
Tabata Amaral em resposta a Eduardo Bolsonaro