Topo

Esse conteúdo é antigo

Ausente em primeiro debate, Zema escreve que 'cão ladra por medo'

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/08/2022 15h23Atualizada em 08/08/2022 15h26

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez uma publicação na manhã de hoje, no Instagram, dizendo que "o cão não ladra por valentia e sim por medo". O mandatário costuma publicar frases de motivação nas redes sociais, e nesta segunda-feira (8) começou o dia com o provérbio chinês.

O candidato à reeleição não compareceu ao debate da Band na noite de ontem (7). Zema havia confirmado presença, mas faltou alegando mal-estar.

Com a ausência, o governador não foi poupado pelos adversários. Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Marcos Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL) criticaram a política fiscal do atual governo, os incentivos à mineração na Serra do Curral e o endividamento do estado.

O ex-prefeito de Belo Horizonte criticou o choque de gestão de Zema. Kalil e Viana também disseram que o atual mandatário foge do diálogo e também se esconde no governo, tornando o estado ausente no cenário nacional.

Zema lidera disputa pelo governo

De acordo com a última pesquisa Real Time Big Data para o governo de Minas, divulgada em 21 de julho, Romeu Zema lidera a disputa com 44% das intenções de voto. Kalil aparece em segundo lugar, com 33%.

O senador Carlos Viana, que recentemente recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a candidatura, está em terceiro lugar, com 8%. Ele empata, no limite da margem de erro - que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos - com o deputado ex-deputado federal Marcos Pestana (PSDB), que tem 2%.

O tucano também empata com as professoras Lorene Figueiredo (PSOL), que tem 1%, e Vanessa Portugal (PSTU), também com 1%, e com a fotógrafa Renata Regina (PCB), que não chegou a 1%.