Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro Gomes desafia Bolsonaro a ir para debates: 'Deixa de ser frouxo'

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/08/2022 09h16

Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes desafiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) a marcar presença nos debates deste ano e questionou se o mandatário estaria com "medo" de confrontá-lo ao vivo.

O desafio lançado por Ciro foi uma resposta à declaração de Bolsonaro no podcast "Flow". Ao ser indagado se teria "medo de ser exposto como burro" ao debater com o pedetista, o presidente chamou o ex-ministro de "autoritário" e demonstrou incômodo pelo fato de o adversário chamá-lo constantemente de "ladrão".

"O Ciro é um cara que fica me chamando de ladrão, corrupto; vou debater com um cara desses? O cara é autoritário, tem matéria inteligente, mas não sabe usar. O que é debate? É xingar o outro, atacar? Entrar na vida pessoal da pessoa?", disse Bolsonaro.

Ao rebater a declaração do presidente nas redes sociais, Ciro Gomes afirmou que Bolsonaro conseguiu se eleger em 2018 "denunciando a roubalheira" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Partido dos Trabalhadores, mas, como governante, ele é "corrupto e incompetente". O pedetista ainda mandou Jair "deixar de ser frouxo" e debater com os demais candidatos.

"Bolsonaro, você se elegeu denunciando a roubalheira do Lula e do PT, mas você é corrupto, incompetente e uma tragédia como governante. E, hoje, você institucionalizou o maior escândalo de corrupção do Brasil com o orçamento secreto e a emenda de relator", iniciou.

"Você, Bolsonaro, denunciou a ladroeira desse povo e hoje está completamente vendido. Vá para o debate e deixa de ser frouxo. Deixa de bancar o valentão e de se esconder atrás de sua turma. Está com medo, dizendo que sou grosseiro? Eu só sou grosseiro com genocidas e corruptos como você", completou.

Bolsonaro diz que vai debater com Lula

Bolsonaro tem dado declarações dúbias sobre sua presença nos debates com candidatos à Presidência da República promovidos por emissoras de TV e sites de notícias. Em maio, o político chegou a dizer que pretende ir a esses eventos em um eventual segundo turno.

No mês passado, Bolsonaro disse que irá "debater com o cara" no primeiro turno das eleições, em referência a Lula, seu principal rival, mas ignorou os demais concorrentes, como Ciro Gomes, terceiro colocado nas pesquisas de intenções de votos ao Planalto.

Por enquanto, o presidente confirmou presença apenas na série de entrevistas promovidas pelo Jornal Nacional (TV Globo) com os principais candidatos na corrida pelo Palácio do Planalto.

Em 2018, quando esteve nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro, o político criticou a empresa, desrespeitou as regras acordadas e travou embate com a apresentadora Renata Vasconcellos.