Topo

Após ataques contra STF, Bolsonaro diz que 'todos os Poderes' ajudam Brasil

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República - Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro (PL), presidente da República Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

Do UOL, em Brasília

19/08/2022 19h32Atualizada em 19/08/2022 20h04

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou hoje que "todos os Poderes" ajudam o Brasil a melhorar durante discurso na cerimônia de instalação do TRF-6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), em Belo Horizonte.

Tanto o STF (Supremo Tribunal Federal) como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e parte de seus ministros, foram alvos de ataques de Bolsonaro. Segundo aliados do presidente, porém, ele tem sido aconselhado a rever a estratégia de confronto direto com o comando do Judiciário para tentar evitar prejuízos eleitorais.

Com a proximidade do primeiro turno da eleição, a ideia da campanha bolsonarista é que ele priorize seus ataques contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente das pesquisas — segundo o Datafolha, o petista tem 47% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro.

No discurso na tarde de hoje na capital mineira, Bolsonaro citou o ministro Luiz Fux, presidente do STF, que também estava presente no evento e, em seguida, mencionou a ajuda de "todos os Poderes". "Agradeço a Deus por essa oportunidade, pela minha segunda vida [em referência ao atentado a faca que sofreu na campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora] e pela missão de ser presidente da República, prezado Fux, que não é fácil. Vossa Excelência muito bem sabe disso."

Mas temos muita gente ao nosso lado e todos os Poderes para nos ajudar a fazer um Brasil melhor para todos nós"
Jair Bolsonaro

Bolsonaro pede que 'Deus ilumine a todos' na eleição

Ao final do discurso, o presidente pediu que "Deus ilumine a todos" no dia da eleição presencial, em 2 de outubro.

Só quero agradecer a todos por esse momento. Parabenizar Minas Gerais e pedir a Deus que ilumine a todos vocês daqui a aproximadamente 50 dias onde estaremos decidindo o que nós queremos para o nosso Brasil"
Jair Bolsonaro, em agenda oficial como presidente

Ele afirmou que participará amanhã de um "evento militar" em Rezende (RJ), na Amam (Academia Militar das Agulhas Negras).

Criação do TRF-6 oi alvo de críticas

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi inaugurado oficialmente na tarde de hoje. A criação do TRF foi alvo de críticas desde sua aprovação na Câmara dos Deputados, em 2020, por causa do aumento nos gastos públicos.

Defensores do novo tribunal dizem que ele vai desafogar os processos concentrados no TRF-1, em Brasília.

"O trabalho começou lá trás para fazer justiça, não apenas por Minas Gerais, mas por toda população brasileira que passará a ter celeridade em seus processos", disse Bolsonaro.

No mesmo evento, os desembargadores do tribunal também foram empossados. Ao todo, o tribunal será composto por 15 homens e 3 mulheres.