Topo

De presidente português a Hang: quem esteve com Bolsonaro no 7 de setembro

Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, ao lado de Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters
Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, ao lado de Bolsonaro Imagem: Adriano Machado/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/09/2022 15h12

Na manhã de hoje (07) foi realizado o tradicional desfile de 7 de setembro que, neste ano, marca o bicentenário da Independência do Brasil. Em Brasília, capital federal, diversos membros das Forças Armadas participaram do cortejo, que também contou com 28 tratores do agronegócio.

Diversas autoridades participaram do evento e ficaram ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) no espaço destinado a elas. Na parte política, quem ficou ao lado de Bolsonaro foi o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Os dois deveriam ter se encontrado no início de julho, em visita oficial do presidente português. No entanto, Bolsonaro cancelou o encontro após Marcelo ter uma agenda com o ex-presidente Lula (PT).

Além do presidente português, outros chefes do Executivo de países de língua portuguesa também estiveram presentes no desfile em Brasília: José Maria Neves, de Cabo Verde, e Umaro Sissoco Embaló, de Guiné-Bissau.

O governo de Moçambique, outro país que fala português, foi representado por Constantino Alberto Bacela, ministro da Presidência da República de Moçambique para Assuntos da Casa Civil.

Ainda marcou presença no desfile Zacarias Albano da Costa, secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Autoridades brasileiras

O presidente Jair Bolsonaro esteve no desfile ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão. O candidato a vice na chapa atual de Bolsonaro, Braga Netto também esteve presente.

O governador do Distrito Federal, e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB) também acompanhou o cortejo, ao lado do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

Os comandantes das Forças Armadas também estiveram no palanque com Bolsonaro. O trio chamou atenção, pois estava na fileira atrás do presidente. São eles: general Marco Antônio Freire Gomes, do Exército; Almir Garnier, comandante da Marinha, e o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, comandante da Aeronáutica.

Além dessas figuras políticas, quem também chamou atenção foi o empresário Luciano Hang. Investigado pelo Supremo Tribunal Federal por causa de manifestações golpistas em um grupo de WhatsApp, Hang vestiu o tradicional terno verde e amarelo e foi saudado pelas pessoas que acompanharam o desfile.