Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro já elogiou cotado para assumir Defesa de Lula: 'Sou apaixonado'

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 19h25

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teceu diversos elogios ao ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro em um evento oficial do governo em 2020. Atualmente, Múcio é cotado para assumir o Ministério da Defesa no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em evento quando Múcio se despedia do cargo no TCU, em dezembro de 2020, Bolsonaro disse que os dois são colegas desde 1991. "Zé Múcio, me permite, sou apaixonado por você. Gosto muito de Vossa Excelência, dos momentos bons, épicos na Câmara e também os maus momentos", afirmou.

No discurso, o chefe do Executivo ainda comparou o então funcionário do Tribunal a um "vinho, está cada vez melhor" e afirmou que o colega "ainda tem algumas décadas para ajudar nossa população". "Vossa excelência tem comportamento conciliador, amigo", completou na ocasião.

O ex-presidente do TCU foi elogiado também pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos). Ao Estadão, o senador eleito disse ter "muito apreço e respeito pelo ministro Múcio, com quem tive excelente relação quando ele estava no TCU. Julgo que será um nome positivo para o cargo". O tom contraria o discurso agressivo de bolsonaristas radicais, que têm pregado contra a eleição de Lula e pedido intervenção para que o petista não assuma.

Ontem, Lula se encontrou com o ex-funcionário do TCU. A ideia é que o nome do ministro da Defesa e dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica sejam anunciados até a próxima semana.

Mourão também minimizou o fato de o comando da Defesa ficar pela primeira vez com um civil em mais de quatro anos. A tradição dos governos do PSDB e do PT era que civis comandassem o ministério, mas desde fevereiro de 2018, quando o então presidente Michel Temer (MDB) escolheu o general Joaquim Silva e Luna para a pasta, o ministério sempre foi chefiado por militares. "Tivemos inúmeros civis como ministros", declarou o senador eleito.

Eleito cinco vezes deputado federal por Pernambuco, Múcio foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009, no segundo mandato de Lula, e é elogiado pela capacidade de articulação política. Lula enfrenta muitas dificuldades de relacionamento com a cúpula militar, e Múcio tem ótimo trânsito nas Forças Armadas.

Os militares ganharam protagonismo político sob Bolsonaro. Além do Ministério da Defesa, integrantes das Forças Armadas comandaram a Saúde e Minas e Energia, sem contar estatais, como Correios e Petrobras.

*Com informações da Agência Estado