Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Chico: Bolsonaro age por impulso e facilita negociação de Lula com centrão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/12/2022 09h17

Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender o pagamento do orçamento secreto após o PT fechar apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e, na avaliação do colunista do UOL Chico Alves, atitudes impulsivas do atual presidente acabam ajudando na negociação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o centrão.

"Bolsonaro ficou com 'raivinha'. (...) ele fica chateado porque Lira e Lula estão conversando, apertando as mãos e se abraçando, aí ele interrompe esse fluxo do orçamento secreto e isso na verdade facilita um pouco a vida para Lula negociar com Lira e o centrão", disse durante participação no UOL News.

Chico também destacou que enxerga Bolsonaro como "estratégico", sempre orientado por seus assessores em seus atos, mesmo quando considerados surpreendentes, mas também afirmou que às vezes o atual presidente acaba sendo impulsivo.

"Ele age muito por impulso e essa decisão de não honrar e não pagar as emendas do orçamento secreto e não efetivar essas despesas, faz com que o centrão fique mais livre e tranquilo para apoiar Lula".

Ainda durante a participação no programa, Chico Alves disse ser inviável que Lula acabe com o orçamento secreto em seu primeiro ano de governo, mas afirmou que existe a possibilidade disso acontecer ao longo de seus quatro anos de mandato.

"Um motivo muito forte é porque diminui muito os recursos para o Poder Executivo e Lula teria menos recursos à sua disposição. No primeiro ano vai ficar como está estabelecido, e aí a partir do segundo ou terceiro ano de mandato espera-se que isso mude".

Bolsonaro suspender orçamento secreto mostra inversão de sinais; Lula fecha os olhos, diz Josias

O colunista do UOL Josias de Souza afirmou que houve uma inversão entre Lula e Bolsonaro no que diz respeito ao orçamento secreto. Outrora crítico das emendas, Lula agora "fecha os olhos" para isso, enquanto o atual presidente pede para suspender os pagamentos.

"Estamos assistindo uma inversão de sinais. O Lula que na campanha prometia acabar com o orçamento secreto, agora está fechando os olhos enquanto o PT dá uma sobrevida a esse orçamento secreto ao apoiar Arthur Lira e ao evitar se contrapor a esse mecanismo de apoio legislativo que foi criado sob o Bolsonaro", afirmou durante o UOL News.

"E o Bolsonaro, diante de seu silêncio, faz um barulho interno e proíbe o pagamento do que restou de orçamento secreto ainda neste ano de 2022. Há uma pendência de R$ 7,8 bilhões em emendas secretas ainda não honradas. Bolsonaro se apressou em enviar mensagens remanejando o dinheiro para outras áreas, algo que não fez durante todo o governo e agora diz que tem outras prioridades", completou.

Valdemar é cara de pau, e PL é o braço partidário do golpismo de Bolsonaro, analisa Chico Alves

"Uma das vantagens de Valdemar da Costa Neto é sua cara de pau, porque é alguém que faz uma reivindicação dessa no TSE e entra com uma representação desse tipo com uma ação golpista. Como uma ação golpista pode ser feita sem o intuito de tumultuar? Era só esse o objetivo dele e do PL", disse Chico Alves sobre a declaração de Valdemar da Costa Neto de que não quis tumultuar o processo eleitoral ao recorrer da multa imposta pelo TSE.

Chico ainda fez um alerta aos eleitores ao afirmar que o PL é o "braço partidário do golpismo de Bolsonaro''.

"O PL é o braço partidário do golpe, acho que não tem nenhum partido que aceitou tanto a tese golpista de Bolsonaro quanto o PL. É um partido que ganhou uma grande votação e o eleitor tem que prestar atenção nisso".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: