Topo

Esse conteúdo é antigo

'Está boa a garganta', diz Lula após procedimento

Do UOL, em São Paulo

02/12/2022 13h11Atualizada em 02/12/2022 13h48

Em sua primeira conversa com jornalistas após uma cirurgia para retirada de uma lesão na laringe, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que "está boa" sua garganta. Ele passou a semana em Brasília.

"Eu vou talvez amanhã fazer uma revisão para ver como está, mas eu acho que está boa a garganta", afirmou Lula. "Os médicos pediram para eu ficar mais tempo sem falar, mas sinceramente, por mais que eu faça esforço, eu não consigo. Só se colocassem um adesivo na minha boca."

Lula disse que não ficou um dia sem falar desde a cirurgia, apesar da recomendação para repousar a voz. "Tem pessoas que fizeram a mesma cirurgia e ficaram um mês sem falar. Eu acho que tenho ajuda divina".

Mas vou ficar bem, eu preciso da minha voz para governar esse país.
Presidente eleito Lula fala pela 1ª vez com jornalistas após sua cirurgia

O presidente eleito passou por um procedimento no último dia 20 para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. Em entrevista à revista Veja, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do petista, afirmou que o presidente eleito está "muito bem" e que ele precisaria repousar a voz por alguns dias.

"Foi rápido e um sucesso. A lesão não está mais lá. Era algo benigno e a herança mostrou ausência de qualquer malignidade", afirmou Kalil.