O colunista do UOL José Roberto Toledo afirmou hoje durante a edição do Análise da Notícia que o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai providenciar, em tese, um basta na "farra" do orçamento secreto no Congresso.
O STF (Supremo Tribunal Federal) agendou para quarta-feira (7) o julgamento das quatro ações que questionam as chamadas emendas do relator, popularmente conhecidas como "orçamento secreto". Na última quinta-feira (1º), a ministra Rosa Weber liberou os processos, dos quais é relatora, para julgamento no plenário.
Na opinião de Toledo, o Congresso Federal "apresentará um novo projeto ainda essa noite, antes da apreciação do STF, para aprová-las e argumentar que o julgamento perdeu o seu objeto".
"Acho que vai ser o próprio Arthur Lira (que vai propor o fim do esquema). (...) Eles empurraram até a décima hora essa história para ver se continuava. Negociando o quê? 'Olha Lula, você precisa desesperadamente aprovar essa PEC da Transição ou você não governa em 2023. Nós vamos te ajudar, mas tudo tem um preço na vida, né? Vamos manter aqui esse orçamento secreto, depois a gente rediscute esse negócio'".
O colunista avaliou também que a movimentação de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, para a mudança das regras do pagamento de emendas do relator, vai permitir a manutenção do esquema.
"Só querem dar um sinal de boa vontade e já estão falando em protocolar o projeto hoje. Antes que o julgamento do Supremo comece", acrescentou Toledo. "O orçamento secreto é uma excrecência que tem que acabar, além de retirar do poder Executivo, que foi eleito, a prioridade de determinar o que são as prioridades do orçamento, onde o dinheiro deve ser gasto e onde deve ser priorizado".
O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.