Topo

Diplomação de Lula: assista ao vivo e online cerimônia no TSE

Do UOL, em São Paulo

12/12/2022 11h27Atualizada em 12/12/2022 14h22

A diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), será realizada nesta segunda-feira (12), a partir das 14h. A cerimônia acontecerá em Brasília.

A diplomação de Lula poderá ser acompanhada ao vivo no UOL, que contará com um programa especial para cobrir todos os detalhes e analisar a solenidade a partir das 13h20. Assista ao vivo à cerimônia no vídeo acima deste texto.

No evento, Lula e Alckmin receberão um diploma assinado pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes. O documento certifica que a Justiça Eleitoral apurou todos os votos, analisou as contas dos partidos, avaliou os recursos que questionaram o resultado do pleito e atesta que ambos têm condições de assumir o mandato de 2023 a 2026.

Esta é a última solenidade antes da posse de Lula como presidente da República, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023.

Como será a diplomação de Lula?

A cerimônia de diplomação acontecerá no plenário do TSE, em Brasília, e vai começar com a execução do hino nacional pelos Dragões da Independência. Em seguida, Alexandre de Moraes entregará os diplomas a Lula e Alckmin.

Na sequência, Lula fará um discurso. Depois disso, ainda há previsão de um breve discurso do presidente do TSE.

Autoridades dos três poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo - vão compor a mesa oficial do evento.

Cerca de mil convidados deverão acompanhar a diplomação de Lula presencialmente no TSE, que contará com forte esquema de segurança. A área externa da Corte terá policiamento reforçado pela Polícia Militar e varredura do grupo antibombas da Polícia Federal. As vias de acesso ao Tribunal também terão circulação restrita.