Topo

Esse conteúdo é antigo

Compare a posse de Lula, em 2023, com a de Bolsonaro, em 2019

Do UOL, em São Paulo

02/01/2023 14h38

De quem passou a faixa presidencial às companhias escolhidas e o clima de festa ontem, as posses de Lula este ano e a de Jair Bolsonaro, em 2019, são marcadas por suas diferenças.

Veja as principais:

  • No Rolls-Royce para o Congresso, Lula foi acompanhado pela esposa, Janja, pelo vice, Geraldo Alckmin, e a esposa Lu Alckmin. Bolsonaro dividiu o carro com a mulher, Michelle, e de um dos filhos, Carlos Bolsonaro.
  • O petista entrou no Congresso em clima de festa, com abraços e toques dos presentes, enquanto Bolsonaro subiu a rampa sozinho e se dirigiu à sua cadeira.
  • Lula leu seu discurso de um distinto papel amarelo, e Bolsonaro leu o seu de um papel tradicional branco.
  • No discurso feito no Congresso, o presidente empossado em 2019 falou de "combater ideologia de gênero". Ontem, Lula fez discurso em favor dos "vulneráveis" e pelo combate à fome e desigualdade social.
  • As pessoas se vestiram de verde e amarelo para a posse de Bolsonaro. Ontem, era comum ver cidadãos de vermelho, alguns com pequenas bandeiras do Brasil e um bandeirão foi estendido durante o discurso de Lula.
  • O petista subiu a rampa do Palácio do Planalto com Janja, ambos de braços dados com os representantes do povo brasileiro. Alckmin e Lu caminharam atrás. Já Bolsonaro foi acompanhado de Michelle, do vice Hamilton Mourão e de Paula Mourão.
  • O petista recebeu a faixa presidencial de um comitê que demonstra diversidade e inclusão, já que Bolsonaro saiu do país no dia 30 de dezembro e não deu continuidade à tradição da passagem de faixa. Em 2019, o ato simbólico partiu de Michel Temer para Bolsonaro.
  • No pronunciamento realizado no Palácio do Planalto, Lula falou em "ditadura nunca mais" e exaltou a democracia, enquanto Bolsonaro discursou sobre a "libertação do socialismo".
  • A fala de Lula para o povo se encerrou com: "Na luta pelo Brasil, usaremos as armas que nosso adversários mais temem: a verdade que se sobrepôs à mentira, a esperança que venceu o medo e o amor que derrotou o ódio, viva o Brasil e viva o povo brasileiro". Bolsonaro terminou com: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".