Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que reunião para acerto com ministros 'só tem hora para começar'

Lula no Congresso durante a posse - MAURO PIMENTEL / AFP
Lula no Congresso durante a posse Imagem: MAURO PIMENTEL / AFP

Do UOL, em São Paulo

05/01/2023 18h19Atualizada em 05/01/2023 19h26

O presidente publicou hoje nas rede sociais sua agenda para amanhã, que tem apenas um compromisso: a reunião com os 37 ministros.

O encontro começa às 9h30 no Palácio do Planalto e, segundo Lula, "só tem horário para começar". Essa é a primeira reunião ministerial do novo governo.

A expectativa é alinhar os anúncios e aparar arestas após recentes divergências públicas envolvendo os Ministérios.

  • A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, respondeu hoje a uma fala de Simone Tebet, chefe do Planejamento, que disse ter dificuldade para achar mulheres pretas para trabalhar na pasta.
  • Fernando Haddad, à frente da Fazenda, havia dito que 30 dias de isenção de imposto sob combustíveis seriam suficientes, mas Lula prorrogou o ato por outros 60 dias.
  • Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negaram que o governo esteja estudando rever a reforma da Previdência aprovada em 2019, depois que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, criticou a "antirreforma", sinalizando que poderia discutir mudanças.
  • Simone Tebet ficou com o Ministério do Planejamento, apesar de ter demonstrado interesse na área social do governo, que foi para o petista Wellington Dias.
  • Em arranjo negociado por Lula, ela aceitou comandar o Planejamento, mas não terá controle do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que ficam sob a Fazenda, de Haddad.

Para "destravar" o Brasil. Lula também deve pedir aos ministros que preparem medidas em cada área que possam ser adotadas nos primeiros 100 dias de governo para começar a destravar o país, especialmente nas áreas de infraestrutura e ações sociais.

Reunião com governadores. Além dos ministros, este mês o novo presidente agendou outra grande reunião, esta no dia 27 e com todos os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

(Com Reuters)