Topo

Esse conteúdo é antigo

Após site do governo, Lula chama impeachment de Dilma de 'golpe de Estado'

Do UOL, em São Paulo

23/01/2023 22h12Atualizada em 24/01/2023 11h10

O presidente brasileiro fez a declaração durante participação em evento cultural que contou com a participação do líder argentino, Alberto Fernández.

Vocês sabem que depois de um momento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado e derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República no Brasil."
Lula

Discurso petista. Na semana passada, a referência ao processo de afastamento de Dilma Rousseff, ocorrido em 2016, já havia sido feita em uma publicação institucional no site do Palácio do Planalto, que falava sobre a posse da nova gestão da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).

Entenda a menção ao impeachment:

  • O texto anunciava os integrantes do grupo de transição da EBC para a nova gestão da empresa;
  • Eles foram indicados pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta;
  • A publicação dizia que "Rita Freire [será a] presidente do Conselho Curador da EBC, cassado após o golpe de 2016";

Reações. O PSDB chamou o texto institucional de "um discurso extremista" e disse que quem se refere ao processo de impeachment como golpe "ataca a democracia no Brasil, o Congresso e o STF", uma referência à invasão promovida por bolsonaristas radicais no dia 8/1.

Pelo Twitter, o partido afirmou que uma ação foi apresentada na Justiça Federal solicitando que sejam retiradas "de sites, propagandas e outros meios de comunicação oficiais ligados ao governo federal" as referências ao impeachment como "golpe".