Barros: Com Lula, Lira deve ter o mesmo comportamento de gestão anterior
Em entrevista ao UOL News nesta quarta, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) analisou a provável reeleição de Arthur Lira como presidente da Câmara (PP-AL). O parlamentar, que foi líder do governo Jair Bolsonaro na Casa, descartou a possibilidade de Lira causar entraves a projetos do governo Lula, apesar do alinhamento com o ex-presidente durante a gestão dele.
Arthur Lira vai cumprir os compromissos. Todos terão a oportunidade de levar matérias ao Plenário. Elas nem sempre agradam ao governo, que precisa ter capacidade de formar maioria e derrotá-las. Mas não vai conseguir com Lira que elas não sigam para a pauta, como aconteceram em outros momentos na Câmara. Ricardo Barros, deputado federal reeleito (PP-AL)
Na opinião de Barros, o comportamento de Lira à frente da Câmara o credenciou à provável reeleição.
Tem fundamento [a reeleição de Lira] por seu comportamento e retidão em cumprir compromissos com as bancadas e em fazer que todas as matérias acordadas fossem à pauta. Esse relacionamento e a confiança fazem com que ele tenha o apoio de quase todos os partidos na Câmara. Ricardo Barros, deputado federal reeleito (PP-AL)
Lula não deve ter a inabilidade política de Dilma para sofrer impeachment, diz Ricardo Barros
Ao comentar a declaração de Bolsonaro de que o governo Lula "não duraria muito", Barros afirmou que o atual presidente lida com um cenário instável. Ele ainda criticou o STF (Supremo Tribunal Federal), classificando a ação do órgão como "invasiva a outros poderes".
Hoje, existe no Brasil uma enorme instabilidade política. Não vejo que o presidente Lula terá a mesma inabilidade política da Dilma de sofrer impeachment, mas o Supremo Tribunal Federal é imprevisível. Ricardo Barros, deputado federal reeleito (PP-AL)
Reeleição de Lira constrói a governabilidade de Lula, diz deputado do PSOL
Henrique Vieira, deputado federal eleito pelo PSOL-RJ, considera o apoio do presidente Lula à reeleição de Arthur Lira como uma forma de garantir governabilidade. O parlamentar reforçou a manutenção do seu partido como base do governo Lula, mas ressaltou sua desconfiança em relação a Lira.
Tem mais a ver com a dinâmica institucional e da habilidade que o governo tem para garantir e construir as condições de governabilidade. Construir a governabilidade passa também por dialogar sobre os rumos do Legislativo. Continuo na base de sustentação política do governo, mas não acho a figura do Lira de plena confiança para o projeto de país que Lula representa. Henrique Vieira, deputado federal eleito (PSOL-RJ)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.