Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder golpista de BH que chorou em operação está foragido, diz polícia

Esdras dos Santos era um dos líderes do acampamento de bolsonaristas em frente ao Exército em Belo Horizonte - Reprodução/Redes Sociais
Esdras dos Santos era um dos líderes do acampamento de bolsonaristas em frente ao Exército em Belo Horizonte Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/02/2023 13h23Atualizada em 15/02/2023 13h25

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou na manhã desta quarta-feira (15) uma operação para prender o empresário bolsonarista Esdras Jonatas dos Santos, apontado como o líder do acampamento golpista em frente ao QG do Exército em Belo Horizonte (MG), na Avenida Raja Gabaglia.

Os agentes foram até o endereço de Esdras no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, mas ele não foi localizado e agora é considerado foragido pela Justiça, segundo a polícia. A suspeita é de que ele teria fugido para os Estados Unidos após o desmonte do acampamento golpista.

Em janeiro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes chegou a decretar o cancelamento do passaporte do empresário em razão da notícia de que ele teria se "evadido do território nacional". O UOL procurou Esdras através das redes sociais dele, mas o suspeito ainda não respondeu aos pedidos de posicionamento.

Além do empresário, outras duas mulheres também foram alvos de três mandados de busca e apreensão. Os três são suspeitos de terem agredido jornalistas que cobriam o desmonte do acampamento golpista entre os dias 5 e 6 de janeiro, além de roubarem equipamentos dos profissionais de imprensa.

Além da ida à casa de Esdras, os outros mandados foram cumpridos nas residências de duas mulheres suspeitas de participação nas agressões aos jornalistas. Elas moram nos bairros Padre Eustáquio e Coração Eucarístico, na região noroeste da capital.

Todos os envolvidos são investigados por suspeitas de roubo, lesão corporal e dano. O empresário é apontado pela polícia mineira como o responsável por "orientar" as agressões contra os jornalistas, bem como pelo roubo da câmera de um fotógrafo.

Pelo menos 10 pessoas que participaram do acampamento antidemocrático na Avenida Raja Gabaglia e que agrediram os jornalistas foram identificadas. Os inquéritos foram submetidos à Polícia Federal por serem competência da Justiça Federal e não da estadual.

Quem é o empresário bolsonarista que liderou QG golpista?

Esdras Jonatas dos Santos viralizou nas redes sociais por chorar no dia em que a Guarda Municipal de Belo Horizonte desmontou o acampamento golpista na frente do QG do Exército.

No dia seguinte ao desmonte, o empresário gravou um vídeo de dentro de um Porsche no local onde os golpistas se reuniam, em que proferiu ofensas contra os agentes de segurança.

Nas redes sociais, Esdras costuma ostentar uma vida de luxo, com viagens e carrões.