Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes autoriza devolução de equipamentos de ex-comandante da PM do DF

Coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PM do Distrito Federal - Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PM do Distrito Federal Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

28/02/2023 22h36Atualizada em 28/02/2023 23h26

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou, em determinação publicada hoje, a devolução do celular, notebook e HDs externos de Fábio Augusto Vieira.

O que aconteceu:

  • A defesa do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal solicitou ao ministro a devolução dos aparelhos, segundo despacho publicado no último dia 22;
  • Moraes, então, pediu que a PF (Polícia Federal) se manifestasse sobre a necessidade da manutenção dos aparelhos;
  • De acordo com o despacho publicado hoje, a PF informou que já realizou a extração dos dados e não há mais interesse probatório na manutenção da apreensão. Portanto, a devolução foi autorizada.
Vieira é uma das autoridades investigadas no inquérito sobre suposta omissão durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

No último dia 3, o ministro Alexandre de Moraes determinou a liberdade provisória de Fábio Augusto Vieira.

O magistrado entendeu que, embora o militar exercesse o cargo de chefe da PM durante os atos golpistas de 8 de janeiro, ele "não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados".

Moraes prorroga apuração. Ontem, o ministro do STF prorrogou por mais 60 dias o inquérito que investiga suposta omissão de autoridades durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro, entre elas o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-secretário Anderson Torres.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes, há necessidade de prorrogação do presente inquérito", escreveu Moraes na decisão.