Após demissão de general, interino do GSI é convocado a falar na Câmara
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou hoje (25) a convocação do ministro interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Ricardo Cappelli, para falar sobre as imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
O que aconteceu?
- O colegiado já havia aprovado o convite do general Gonçalves Dias enquanto ele era ministro da pasta. No entanto, no dia da audiência, na última quarta-feira (19), ele apresentou um atestado e faltou na sessão.
- No mesmo dia, foi aprovada uma convocação para que ele fosse à comissão na quarta seguinte (26). Contudo, Dias foi demitido no fim daquela tarde, após vídeos mostrarem sua presença no Planalto durante a invasão de 8 de janeiro.
- Sem ocupar a cadeira de ministro, Dias não tem mais a obrigação de falar aos deputados. Por isso, parlamentares de oposição apresentaram um pedido de convocação para o ministro interino do GSI.
- A ideia é que as perguntas que seriam feitas a Dias sejam direcionadas a Cappelli. A oposição espera que ele explique o teor das imagens e como o governo agiu antes e durante os ataques.
- Segundo Sanderson, presidente da comissão, a audiência será em 16 de maio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.