Topo

Conteúdo publicado há
12 meses

Lula é alvo de protesto; presidente do Parlamento dá bronca em deputados

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2023 12h56

O presidente Lula (PT) foi alvo de protestos por parlamentares da extrema-direita durante discurso na Assembleia da República Portuguesa, e o presidente do parlamento, Santos Silva, do Partido Socialista, repreendeu os colegas e pediu para que respeitassem o chefe de Estado brasileiro.

O que aconteceu:

Durante pronunciamento de Lula, cerca de 11 deputados do partido Chega protestaram contra o petista, ergueram cartazes com a bandeira da Ucrânia e a frase "chega de corrupção".

Santos Silva pediu uma pausa a Lula e repreendeu os parlamentares da ultradireita. "Chega de insultos, chega de envergonhar as instituições, chega de envergonhar o nome de Portugal", declarou.

Posteriormente, Santos Silva também pediu desculpas a Lula, que teria classificado o protesto como um "papelão" e uma "cena ridícula", segundo o jornal português Público.

Lula discursou no Parlamento português

O presidente brasileiro participou de uma sessão solene para comemorar os 49 anos do fim da ditadura de Portugal, em 1974. O petista fez um discurso contra o autoritarismo, pregou em defesa da democracia, citou as tentativas recentes de golpe no Brasil e também condenou a invasão russa na Ucrânia.

Lula afirmou que "todos somos afetados" pela guerra e falou em alcançar a paz por meio da diplomacia. Conforme o petista, buscar soluções militares para os problemas atuais é "lutar contra os ventos da História" porque "nenhuma solução de qualquer conflito, nacional ou internacional, será duradoura se não for baseada no diálogo e na negociação política".

Ao fim de sua fala, sem citar os deputados que protestaram contra ele, Lula pediu "não ao fascismo político e injusto". "Que Deus abençoe Portugal, abençoe o Brasil e viva a liberdade".