Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretor da PF no Lula 2 é aprovado por comissão do Senado para chefiar Abin

O ex-diretor do PF Luiz Fernando Corrêa - Leonor Calasans/IEA-USP
O ex-diretor do PF Luiz Fernando Corrêa Imagem: Leonor Calasans/IEA-USP

Do UOL, em São Paulo

04/05/2023 16h21Atualizada em 04/05/2023 16h27

Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor da Polícia Federal, foi aprovado hoje para comandar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em uma comissão do Senado.

O que aconteceu:

A CRE (Comissão de Relações Exteriores) aprovou Côrrea por unanimidade.

O plenário do Senado ainda deverá confirmar a indicação de Corrêa, feita pelo presidente Lula.

A Abin foi transferida do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para a Casa Civil, deixando de ser controlada por militares.

Quem é o escolhido?

Corrêa é delegado federal aposentado e foi diretor-geral da PF no segundo mandato de Lula (2007-2010). Na primeira gestão do petista, quando a Força Nacional foi criada, exerceu o cargo de secretário nacional de Segurança Pública.

Ele também foi responsável pela segurança das Olimpíadas de 2016, disputadas no Rio. Corrêa deixou o cargo por um curto período, em 2012, após ter sido alvo de uma ação do MPF por suspeitas de irregularidades nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, cuja segurança ele também coordenou. Após o arquivamento da ação, ele reassumiu a função.

Corrêa dirigiu a PF em um de seus momentos mais conturbados. A corporação foi criticada e questionada por membros do Judiciário e do governo por supostos excessos, como os que teriam ocorrido na Operação Satiagraha, em 2008, que prendeu, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas.