Visita de Lula no CE tem choro, gafe apontada por Janja e retomada de obras
O presidente Lula (PT) visitou o Ceará hoje para lançar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.
O que aconteceu:
A primeira-dama cobrou o presidente pouco depois da assinatura da Medida Provisória sobre contemplar as mulheres na hora de registrar o "marco". A queixa de Janja era que na hora da assinatura do documento, apenas os homens se levantaram para aparecer nas fotos.
Chamada a falar, Janja se limitou a corrigir o marido e alertou: "Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora de assinar o decreto, os homens se levantaram", disse, antes de chamar as mulheres presentes no palco para uma foto, feita pelo próprio presidente. Participaram a vice-governadora Jade Romero, a senadora Augusta Brito, a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e a presidente do Funda Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
Durante o discurso, Lula chorou ao lembrar da história de sua mãe ao mencionar o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14). "Vocês precisam valorizar a mãe de vocês", disse, antes de convidar todos a beijarem figuras femininas da família, caso os presentes não tivessem mães.
A MP do Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica visa concluir mais de 3,5 mil obras de infraestrutura em escolas, que estão paralisadas ou inacabadas em todo o país, com previsão de investimento de quase R$ 4 bilhões, até 2026. Está prevista a adoção da correção dos valores a serem transferidos pela União aos estados e Distrito Federal pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que reflete as oscilações na construção civil.
Segundo a presidência, a ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino. O conjunto de construções somaria ao país mais de 1,2 mil unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; quase mil escolas de ensino fundamental; 40 escolas de ensino profissionalizante e 86 obras de reforma ou ampliação, além de mais de 1,2 mil novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.