Topo

Esse conteúdo é antigo

'Querem reeditar políticas do governo anterior', diz Marina sobre Congresso

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva concedeu entrevista hoje à CNN Brasil - Arquivo - José Cruz/Agência Brasil
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva concedeu entrevista hoje à CNN Brasil Imagem: Arquivo - José Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

26/05/2023 18h18Atualizada em 26/05/2023 19h02

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse hoje que parte do Congresso Nacional está tentando retomar políticas e estruturas do governo Bolsonaro em relação à configuração da Esplanada dos Ministérios.

O que aconteceu:

Marina afirmou que Lula tem o direito de implementar o programa de governo, o qual corresponde à vontade da maioria da população que votou nele, durante entrevista à CNN Brasil.

A ministra afirmou que "o governo está trabalhando muito fortemente para manter seu programa", que foi desidratado em especial em relação aos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

O diálogo continuará "para, até a votação, recompor determinadas pautas e determinadas estruturas".

Infelizmente, nós temos uma situação delicada no congresso nacional em que há uma maioria dos parlamentares que gostariam de reeditar a estrutura e as políticas do governo anterior. [...] Tem uma diferença: numa democracia, a gente dialoga. Então você me pergunta: está preparada para a guerra? Estou preparada para o diálogo. Eu sou uma democrata, uma mulher de luta e de paz.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Ministra fica ou sai?

Marina afirmou que sua permanência no governo cabe ao presidente Lula, mas disse que "a melhor forma de ajudar o governo é estando dentro do governo". Ela diz poder "viabilizar as políticas de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável" estando a frente do ministério.

Ela se disse "honrada em ser convidada para ser ministra do Meio Ambiente pela 3ª vez", em especial no atual contexto de esforços globais contra as mudanças climáticas.

A ministra ressaltou também a colaboração com outras pastas, como da Agricultura, Indústria e Comércio, Fazenda, além dos ministérios de Desenvolvimento Agrário e Social, "em uma agenda importante e estratégica", como a reindustrialização verde e a agricultura de baixo carbono.

Nós somos um governo de frente ampla. A rente ampla tem suas contradições, mas a agenda ambiental não é uma agenda não de um setor, de um partido, ela é uma agenda da sociedade. É por isso que o presidente Lula disse que ela está no coração do governo. [...] A melhor forma de ajudar o governo é estando dentro do governo para viabilizar as políticas de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável. [...] Nós haveremos de superar as dificuldades"
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima