Vídeo: veja o momento da posse de Zanin no STF
Cristiano Zanin tomou posse hoje como ministro do STF, sendo o primeiro indicado por Lula em seu terceiro governo.
O que aconteceu:
A cerimônia de posse ocorreu nesta tarde no plenário da Suprema Corte e foi comandada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.Estavam presentes o presidente Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Zanin assinou o termo de posse ao lado do decano (ministro há mais tempo na corte) Gilmar Mendes e do mais recente a ingressar no STF, André Mendonça.
O novo ministro foi indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, que também havia sido indicado pelo petista, mas em seu primeiro mandato.
Vaga no STF até 2050
Depois de meses bloqueada por grades, a sede do STF em Brasília teve o entorno liberado para a posse de Zanin. Ele é o primeiro ministro a assumir uma cadeira na Corte desde os atos de 8 de janeiro, quando o prédio foi depredado.
O ex-advogado de Lula poderá ficar no Supremo até 2050, quando completará 75 anos. Nascido em Piracicaba (SP) em 15 de novembro de 1975, ele se tornará o ministro mais jovem da atual composição da Corte.
Lula é 2º presidente com mais indicações
Somando seus três mandatos, Lula já indicou 9 nomes ao Supremo. São eles os atuais ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli e os integrantes da Corte Eros Grau, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Menezes Direito (morto em 2009). Ele indicará mais com a aposentadoria de Rosa Weber em setembro.
O petista é o segundo presidente brasileiro com mais nomeados ao tribunal, ao lado de João Figueiredo (1979-85), último mandatário da ditadura militar. Os dois ficam atrás apenas de Getúlio Vargas (1930-45 e 1951-54), que indicou 21 ministros.
Segundo aliados de Lula, Zanin já era o nome de preferência do petista para o STF desde as eleições. Logo no início do governo, o presidente afirmou que não haveria disputa pela indicação.
Lula escolheu Zanin apesar de críticas à esquerda e à direita. Um dos pontos atacados por apoiadores do governo foi a entrada de mais um homem no Supremo, que tem apenas duas mulheres na atual composição.
Já a oposição lembrou a proximidade do petista com seu ex-advogado, que o defendeu nos processos da Lava Jato. Em público, o presidente nega que eles sejam amigos.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberFesta privada
Depois de tomar posse, Zanin será homenageado em uma festa para 400 convidados em Brasília. O evento acontece em um salão de festas e tem ingressos a R$ 500.
A lista de convidados tem de passar pelo crivo do novo ministro, que quer uma celebração mais reservada. Por essa razão, as vagas foram disputadas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.