Conteúdo publicado há 11 meses

Vídeo: veja o momento da posse de Zanin no STF

Cristiano Zanin tomou posse hoje como ministro do STF, sendo o primeiro indicado por Lula em seu terceiro governo.

O que aconteceu:

A cerimônia de posse ocorreu nesta tarde no plenário da Suprema Corte e foi comandada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.Estavam presentes o presidente Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Zanin assinou o termo de posse ao lado do decano (ministro há mais tempo na corte) Gilmar Mendes e do mais recente a ingressar no STF, André Mendonça.

O novo ministro foi indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, que também havia sido indicado pelo petista, mas em seu primeiro mandato.

Cerimônia de Posse de Cristiano Zanin como ministro do STF, ao lado do Presidente Lula, que o indicou ao cargo após ele ter atuado como seu advogado na Lava Jato.
Cerimônia de Posse de Cristiano Zanin como ministro do STF, ao lado do Presidente Lula, que o indicou ao cargo após ele ter atuado como seu advogado na Lava Jato. Imagem: 3.ago.2023 - Pedro Ladeira/Folhapress

Vaga no STF até 2050

Depois de meses bloqueada por grades, a sede do STF em Brasília teve o entorno liberado para a posse de Zanin. Ele é o primeiro ministro a assumir uma cadeira na Corte desde os atos de 8 de janeiro, quando o prédio foi depredado.

O ex-advogado de Lula poderá ficar no Supremo até 2050, quando completará 75 anos. Nascido em Piracicaba (SP) em 15 de novembro de 1975, ele se tornará o ministro mais jovem da atual composição da Corte.

Cristiano Zanin e a esposa, Valeska Teixeira Zain Martins, e seus três filhos chegam à posse do advogado no STF
Cristiano Zanin e a esposa, Valeska Teixeira Zain Martins, e seus três filhos chegam à posse do advogado no STF Imagem: Lucas Teixeira Borges/UOL
Continua após a publicidade

Lula é 2º presidente com mais indicações

Somando seus três mandatos, Lula já indicou 9 nomes ao Supremo. São eles os atuais ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli e os integrantes da Corte Eros Grau, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Menezes Direito (morto em 2009). Ele indicará mais com a aposentadoria de Rosa Weber em setembro.

O petista é o segundo presidente brasileiro com mais nomeados ao tribunal, ao lado de João Figueiredo (1979-85), último mandatário da ditadura militar. Os dois ficam atrás apenas de Getúlio Vargas (1930-45 e 1951-54), que indicou 21 ministros.

Segundo aliados de Lula, Zanin já era o nome de preferência do petista para o STF desde as eleições. Logo no início do governo, o presidente afirmou que não haveria disputa pela indicação.

Lula escolheu Zanin apesar de críticas à esquerda e à direita. Um dos pontos atacados por apoiadores do governo foi a entrada de mais um homem no Supremo, que tem apenas duas mulheres na atual composição.

Já a oposição lembrou a proximidade do petista com seu ex-advogado, que o defendeu nos processos da Lava Jato. Em público, o presidente nega que eles sejam amigos.

Continua após a publicidade
Após meses bloqueada por grades, a entrada principal do STF é desobstruída para a cerimônia de posse de Cristiano Zanin
Após meses bloqueada por grades, a entrada principal do STF é desobstruída para a cerimônia de posse de Cristiano Zanin Imagem: Leonardo Martins/UOL

Festa privada

Depois de tomar posse, Zanin será homenageado em uma festa para 400 convidados em Brasília. O evento acontece em um salão de festas e tem ingressos a R$ 500.

A lista de convidados tem de passar pelo crivo do novo ministro, que quer uma celebração mais reservada. Por essa razão, as vagas foram disputadas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes