Esse conteúdo é antigo

Pacheco critica fala de Zema contra Nordeste: 'Somos um só país'

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou indiretamente uma declaração do governador mineiro Romeu Zema (Novo), que defende a criação de um grupo que una Sul e Sudeste em contraponto a medidas defendidas por estados da região Nordeste.

O que aconteceu

"Somos um só país", escreveu Pacheco em um tuíte publicado hoje. O político mineiro não cita diretamente Zema, mas trata da polêmica gerada pelo governador.

"Ao valoroso povo do Norte e Nordeste, dedico meu apreço e respeito", complementou.

Zema é criticado por governistas após fala

As declarações do governador diziam a respeito da criação do chamado Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e foram feitas ao jornal O Estado de S. Paulo. Elas foram classificadas como preconceituosas por alguns políticos.

Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade...Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década.
Trecho de entrevista de Zema ao Estadão que rendeu polêmica

O governador mineiro foi criticado por ministro e outros políticos. Flávio Dino, ministro da Justiça e senador eleito pelo Maranhão, foi um dos que vieram a público para repudiar a declaração. "É absurdo que a extrema-direita esteja fomentando divisões regionais.", escreveu.

Governadores do Nordeste emitiram nota conjunta contra alegações de Zema. O Consórcio Nordeste foi criado para "compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento", diz o posicionamento, e não para rivalizar com outras regiões.

Continua após a publicidade

Panos quentes. Diante da enxurrada de críticas, Zema veio a público na noite de domingo (6) para dizer que a criação do consórcio "jamais será pra diminuir outras regiões".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.