Câmara aprova convite para ouvir ministro de Minas e Energia após apagão
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou hoje um convite para ouvir o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para explicar o apagão que atingiu as cinco regiões do país ontem (15).
O que aconteceu:
O requerimento para ouvir Silveira foi protocolado pela presidente da Comissão, deputada Bia Kicis (PL-DF). A parlamentar destacou que é necessário esclarecer "as causas" do problema elétrico.
Caberá ao ministério escolher a melhor data para que o Silveira compareça à Câmara. Se faltar à audiência na data marcada, a Comissão poderá convocá-lo, o que o tornaria obrigado a comparecer.
O apagão que atingiu o país ontem afetou 25 estados e o Distrito Federal — apenas Roraima, que não faz do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica, não foi atingido.
Em entrevista, Alexandre Silveira disse que pediria à Polícia Federal e à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) a abertura de uma investigação para determinar as causas do apagão e se houve eventual "dolo".
Hoje, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu o apagão a um "erro técnico".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.