Sei do risco que corro em solo brasileiro, diz Bolsonaro ao receber título
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou falar sobre o caso das joias desviadas e destacou feitos de seu governo em pronunciamento feito hoje à noite na Assembleia Legislativa de Goiás.
O que aconteceu:
Bolsonaro discursou ao receber o título de cidadania goiana e falou que o país vive "momentos difíceis".
"Não existe terra igual à nossa. Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não podemos ceder", falou, após citar os três meses que passou nos Estados Unidos no começo deste ano.
O ex-presidente também pediu que os parlamentares votem contra o PL das Fake News, que teve a apreciação adiada essa semana, alegando que a matéria traria "censura" ao país.
Bolsonaro não fez menção ao caso das joias. Investigação da Polícia Federal aponta que ajudantes do então presidente revendiam joias e bens que eram presenteados a ele. O dinheiro vivo era repassado para Bolsonaro, ou seja, um presente para a União viraria lucro pessoal.
Entenda o caso
Na sexta-feira passada (11), a Polícia Federal deflagrou a operação que aprofunda a investigação. Os alvos de busca e apreensão foram o general Mauro Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o advogado Frederick Wassef, o assessor Osmar Crivelatti e o próprio Mauro Cid.
O esquema, segundo a PF, tinha "o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores", "por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal".
Os indícios envolvendo Bolsonaro no esquema também apontam que as joias foram levadas ao exterior durante viagens presidenciais em aeronave da Força Aérea Brasileira, enquanto ele ainda ocupava o cargo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.