Esse conteúdo é antigo

Lula pede para Itamaraty avaliar novo consulado em Angola

O presidente Lula (PT) disse ter pedido ao Itamaraty para avaliar a abertura de um consulado-geral em Luanda, Angola, durante o segundo dia de compromissos no país africano.

O que ele disse

"Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo o continente africano. Por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira para estudar a abertura de um consulado-geral em Luanda", afirmou o presidente durante evento de inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituo Guimarães Rosa.

Seria o primeiro consulado em um país de língua portuguesa na África, segundo Lula.

Ele também disse que vai cobrar agências e companhias de aviação brasileiras a criarem voos diretos entre o Brasil e a África.

O presidente cumpre agenda no país. Ontem, ele assinou sete acordos de cooperação com Angola, em áreas que vão de comércio exterior a turismo sustentável.

Lula exaltou parceria com países africanos e disse que pretende fechar acordo entre União Europeia e Mercosul ainda neste ano. Ele também afirmou que "nunca tinha visto o Brasil ser tratado com tanta respeitabilidade como agora".

Maior evento de comércio exterior. O presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, disse que Fórum de Negócios em Luanda ontem foi o maior até o momento, com 800 empresários interessados. Antes, houve reuniões semelhantes na Argentina, Portugal, Espanha e China.

Presidente brasileiro parte para São Tomé e Príncipe amanhã, onde participará da cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Antes, Lula esteve em Joanesburgo, na África do Sul, para a reunião de países do Brics.

Deixe seu comentário

Só para assinantes