Carla: Fala de Lula aponta para retrocesso de indicar homem branco ao STF
A colunista do UOL Carla Araújo criticou no UOL News a ideia do presidente Lula (PT) de que os votos no STF (Supremo Tribunal Federal) sejam secretos para evitar animosidade contra ministros e avaliou que isso aponta para um retrocesso, assim como indicar mais um homem branco à Corte.
Pautar esse debate é um tiro no pé, é um equívoco. A gente está falando em retrocesso. Quando a gente está discutindo também uma possível ausência de uma mulher na Suprema Corte, já vai ser mais um retrocesso.
A gente não pode punir a sociedade de acompanhar assuntos importantes que estão em debate na Suprema Corte e a sociedade tem que participar e saber como votam os ministros.
Lula teve uma fala infeliz hoje de manhã que aponta para um retrocesso, como aponta a provável e possível escolha dele de um homem branco para a vaga da ministra Rosa Weber.
Sakamoto: Lula dá tiro no próprio pé ao defender voto secreto de ministros do STF
O colunista Leonardo Sakamoto classificou a fala de Lula sobre o voto secreto de ministros do STF como um "tiro no pé".
Lula deu um tiro no próprio pé defendendo que os votos sejam sigilosos para evitar ataques aos ministros. A sociedade tem o direito de saber como cada membro da Suprema Corte interpreta a constituição tanto quanto os ministros desejam mostrar seu voto para sociedade.
É uma bobagem. A violência contra os ministros não é consequência do respeito do princípio republicano da publicidade, ou seja, da transparência. A violência é consequência da impunidade dos que fomentam ódio e intolerância contra os pensamentos divergentes.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.