Santos Cruz: Nunca houve apoderamento do 7/9 pelas Forças Armadas
O general Santos Cruz, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negou no UOL News que os militares se apoderaram das celebrações do 7/9.
Na última terça-feira (5), o presidente Lula (PT) declarou que os militares "se apoderaram" das comemorações do 7 de setembro devido à ditadura militar, mas que a intenção é fazer com que a data seja "de todos".
Para mim [a data], foi a mesma desde que me conheço por gente. Quando eu era criança, a gente ia ver o 7/9 com o mesmo espírito que fui hoje: Forças Armadas, as escolas, bandas e entidades civis. Não vejo diferença nenhuma.
Nunca houve esse apoderamento pelas Forças Armadas e tem que ser como está sendo, com componentes civis e a força militar. As pessoas gostam de ver os equipamentos e uniformes.
Não vejo nenhuma razão para achar que os militares se acham donos desta data.
Carla: 7/9 dentro da normalidade faz pouco público ser uma questão menor
A colunista Carla Araújo comentou que pouco público na celebração do 7 de setembro é apenas uma questão menor.
No ano passado, a gente estava em outro momento, no meio do processo eleitoral. Bolsonaro estava usando a data e usando a máquina, soltando as benesses possíveis e as que não eram permitidas para tentar conquistar votos, usando toda a estrutura do governo para usar esse feriado.
Existia um receio muito grande para a fala do Bolsonaro. Em 2021 ele tinha ido à Paulista chamar o Moraes de canalha.
O governo se propôs a reconquistar a data. Por mais que Lula tenha falado durante a semana que os militares se 'apoderaram' do desfile, continuou sendo um desfile essencialmente militar, mas totalmente dentro da normalidade, sem ameaça à democracia.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.