Conteúdo publicado há 8 meses

MP do Rio Grande do Sul denuncia Wyllys por homofobia contra Eduardo Leite

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou o ex-deputado Jean Wyllys pelo crime de injúria contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

O que aconteceu

Na peça, o MP diz que Wyllys injuriou Eduardo Leite "ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual".

Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi [intenção de injuriar], a honra subjetiva da vítima.
Promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) disse não ter "tempo para mau-caratismo" ao ser questionado sobre ter sido denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Deixe o governador usar essa litigância de má-fé para levantar cortina de fumaça, junto com o MP, para esconder a sua incompetência no que diz respeito à proteção dos gaúchos em relação à crise climática. (...) Eu, de minha parte, desejo o melhor para os gaúchos e acho que, no momento, eles precisam de todo apoio e solidariedade.
Jean Wyllys, em publicação no X (antigo Twitter)

A promotora atendeu pedido protocolado por Leite após discussão com Wyllys no Twitter.

O ex-deputado chamou o governador gaúcho de "gay com homofobia internalizada" ao criticá-lo após anúncio de que ele manteria o sistema de ensino cívico-militar no Rio Grande do Sul. A decisão de Leite contrariou o Ministério da Educação.

O governador rebateu a mensagem de Wyllys nas redes sociais: "Manifestação deprimente. Lamento sua ignorância".

Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções? e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. Jean Wyllys, eu lamento a sua ignorância.
Eduardo Leite, governador do RS

Continua após a publicidade