Conteúdo publicado há 9 meses

Duda: CPI do 8/1 faz desserviço e frustra ao não ouvir quem financiou golpe

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) demonstrou sua frustração com o andamento da CPI do 8/1. Em entrevista ao UOL News, a parlamentar considera que a comissão "faz um desserviço" por não ter ouvido os financiadores dos atos golpistas.

A CPMI está chegando ao final e saio frustrada. Dois pilares centrais não foram aprofundados na investigação. O primeiro é em relação aos financiadores do golpe. Estamos caminhando para o final e não houve oitiva de nenhum financiador. O segundo é o do alto escalão das forças de segurança do país. Qual é o risco de generais, que foram anistiados com o fim da ditadura, serem anistiados de novo por não terem sido ouvidos? Saio frustrada e para mim, a CPMI fez um desserviço para a democracia brasileira. Duda Salabert, deputada federal (PDT-MG)

Na avaliação de Duda, a CPI não alcançou os resultados esperados por conta da condução das investigações, mesmo com apoiadores do governo compondo a maioria da comissão. Como exemplo, a parlamentar disse que seria necessário convocar Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle para prestar esclarecimentos, já que o caso das joias sauditas poderia estar relacionado ao financiamento dos atos golpistas.

Esperava-se, de fato, algo mais concreto na punição exemplar para financiadores e para o alto escalão do Exército brasileiro. Partes importantes da investigação, que seriam as oitivas, não aconteceram por um esmero na condução da CPMI que não contribui para o avanço das investigações. Duda Salabert, deputada federal (PDT-MG)

Duda: Processar Heleno por transfobia tiraria foco de ações ligadas ao 8/1

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou que não processará o general Augusto Heleno, que a chamou de "senhor" durante depoimento à CPI do 8/1 ontem, por transfobia. A parlamentar considera que isso desviaria o foco das investigações da comissão.

Não irei fazê-lo [processar Heleno]. Reconheço que ali foi um episódio de transfobia, mas ela se torna pequena comparada ao que Augusto Heleno fez ao Brasil. Ele será punido não por transfobia, mas por esses crimes que cometeu antes da fala dele na CPMI. Se eu trouxesse agora o debate sobre transfobia, do ponto de vista estratégico e tático, tiraria o foco para crimes maiores que ele cometeu e tem que ser punido. Duda Salabert, deputada federal (PDT-MG)

Josias: Golpistas do 8/1 temem 'rapa' da PF e punição sob a régua de Moraes

Continua após a publicidade

Ao comentar a nova operação da Polícia Federal, que prendeu na manhã de hoje um invasor do STF que fez uma live na cadeira de Alexandre de Moraes, Josias de Souza avaliou que os golpistas do 8/1 agora sentem na pele a gravidade dos seus atos. O colunista lembrou as condenações dos primeiros envolvidos no 8/1 e reforçou a necessidade de aplicar as sentenças também aos 'peixes graúdos', como militares, autoridades e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O crime é tão grave que é preciso haver uma grande exposição e que o castigo seja, de fato, didático, educativo. No caso dos golpistas, o 'rapa' é o camburão da PF. Esse pacote de delinquência, pela régua do ministro Alexandre de Moraes tem rendido entre 12 e 17 anos de cadeia. Além de ter medo do 'rapa', os encrencados já sabem que, quando a equipe da PF bate à porta, é esse o risco que estão correndo. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes