Dal Piva: Barroso deve segurar pauta do aborto até ver chances de avanço
O ministro Luís Roberto Barroso, que tomou posse hoje como presidente do STF, deve segurar a discussão sobre a descriminalização do aborto, disse a colunista do UOL Juliana Dal Piva em participação no UOL News da tarde desta quinta-feira (28).
A ministra Rosa Weber, quando ainda presidente do STF, votou pela descriminalização até a 12ª semana de gestação. A discussão foi suspensa por um pedido de destaque feito justamente por Barroso, o que leva a discussão do plenário virtual para as sessões presenciais da Corte. Ainda não há data para a retomada da votação.
Sobre esse julgamento do aborto, existe um bastidor de que ele também é favorável e deve votar contra a criminalização. Mas ele deve manter esse julgamento um pouco suspenso até sentir que o plenário está mais propenso a discutir e avançar essa pauta.
Juliana Dal Piva, colunista do UOL
Hoje, a votação não seria tão favorável em função das outras pautas, inclusive até o próprio marco temporal que acabou de passar com bastante dificuldade após meses de atrito com o Congresso. Essa discussão do aborto deve demorar para voltar a ser pautada, esse é um aspecto.
O outro aspecto é: todos os ministros que assumem chegam com um discurso de que devem apaziguar a Corte.
Brígido: Progressista, Barroso precisará ser algodão entre cristais no STF
Entre tantos desafios como presidente do STF, Barroso precisará pacificar a relação entre a Corte e o Congresso Nacional, avalia a colunista Carolina Brígido.
Ele vai ter muitos desafios internamente e externamente. Ele vai precisar pacificar essa relação um pouco tensa entre o STF e o Congresso. Em muitas causas, como o marco temporal, o Supremo decide e o Congresso acusa o STF de ativismo judicial. Fica essa tensão entre os poderes.
Barroso vai precisar ser uma espécie de algodão entre os cristais. Ele precisa ser muito habilidoso nessa questão das relações internas e externas do tribunal.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.