Conteúdo publicado há 6 meses

Lula já sobe escadas e pode receber alta hoje, diz boletim médico

Submetido na sexta-feira (29) a uma cirurgia no lado direito do quadril, o presidente Lula (PT) já está subindo e descendo escadas, e pode receber alta ainda hoje, informa boletim médico deste domingo (1).

A situação de Lula

Segundo o boletim, o presidente "passou a noite estável e segue em recuperação". "Caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica", diz o informativo.

As equipes médicas (...) responsáveis pelo seu cuidado avaliam a posssibilidade de alta ainda para o dia de hoje.
Sírio-Libanês, em boletim

A evolução do estado de saúde de Lula é considerada positiva desde a cirurgia. O presidente sequer precisou ser encaminhado para a UTI.

O fato de Lula já conseguir andar indica que o organismo reagiu bem ao implante de uma prótese no quadril, uma vez que ele conseguiu suportar o peso do próprio corpo.

Durante o período de internação, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. Como todo o paciente, ele tem direito a receber auxílio de um acompanhante durante 24 horas, e a esposa tem feito essa função.

Cirurgia no quadril

A cirurgia foi necessária porque Lula, que está com 77 anos, tem uma artrose no quadril. O quadro significa um desgaste na cartilagem que provoca fortes dores por causa do atrito entre os ossos numa região com terminações nervosas.

O nome da operação realizada é artroplastia. Neste tipo de procedimento, uma prótese que imita a articulação do quadril substitui a região afetada.

Continua após a publicidade

Para permitir o implante, foi feito um corte de 15 centímetros no lado direito da coxa para remover a cabeça femoral afetada e colocada a prótese no lugar.

Os médicos aproveitaram a anestesia para realizar outra cirurgia. Os meticos retiraram um excesso de pele das pálpebras do presidente. O procedimento não é complexo e a recuperação é boa.

Alta pode ser antecipada

A alta do presidente pode ocorrer ainda hoje. A previsão inical era de que ele deixaria o Sírio-Libanês entre segunda e terça-feira.

Depois de liberado, Lula vai despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. As viagens, incluindo as internacionais, serão autorizadas somente a partir de novembro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes