Esse conteúdo é antigo

Tales: Governo acerta ao descartar intervenção na BA; nem sempre é solução

O governo federal e o Ministério da Justiça acertam em não defenderem uma intervenção federal na Bahia, analisa o colunista do UOL Tales Faria no UOL News da tarde desta segunda-feira (2).

O ministro Flávio Dino afirmou que intervenções federais não podem ser uma "varinha de condão" para políticas de segurança. "Intervenção federal é coisa séria, regrada pela Constituição. Eu não posso acordar de manhã e pensar: 'Vamos fazer intervenção federal'. É preciso motivar, que o Congresso e o presidente aprovem".

Está certo o governo federal, o Dino, o Cappelli e o Ministério da Justiça em não defenderem uma intervenção na Bahia. Por quê? Porque intervenção não é necessariamente a solução, teve intervenção no Rio de Janeiro e foi um fracasso.

Não significa sucesso, às vezes é até perigosa, como foi no Chile a intervenção na crise dos caminhoneiros. Está certo o Ministério da Justiça em não defender intervenção.

Dino falou obviedades sobre segurança pública, mas é positivo trazer tema à tona, diz Madeleine

A comentarista Madeleine Lacsko considera importante o ministro ter lançado um pacote de combate ao crime e ter falado "obviedades" sobre segurança pública.

Como ação de governo, ele fazer um anúncio, qualquer que seja sobre segurança pública, é uma urgência.

Ele tinha mesmo que lançar um pacote, qualquer pacote. Ele está falando obviedades, mas talvez a gente esteja em um tempo tão maluco que quando as pessoas falam o óbvio, a gente fica: 'Nossa, um adulto'.

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.