Ao lado de Lula, Jader promete mais de 2 mi Minha Casa, Minha Vida até 2026

O ministro das Cidades, Jader Filho, prometeu hoje que o governo irá entregar mais de dois milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026, fim do mandato do presidente Lula (PT).

O que Jader disse

Quando o programa habitacional foi retomado, no primeiro semestre, 2 milhões foi a meta total anunciada pelo governo. Em conversa na live "Conversa com o Presidente", Jader afirmou que, agora, este número será batido, sem estimar uma nova meta.

"Nós vamos contratar isso", afirmou Jader. Segundo o ministro, isso será feito por meio de duas frente:

  • Financiamento

Nós fizemos algumas alterações importantes [para financiamento]: ampliamos o valor do subsídio e reduzimos as taxas de juros. Para dar oportunidade, para que mais famílias possam acessar o financiamento e ter o sonho da casa própria. Nós também vamos estabelecer parcerias com estados e municípios. Juntos, nós vamos somar os subsídios.
Jader Filho, ministro das Cidades

  • MCMV "tradicional"

Nós vamos fazer as contratações anualmente. Só neste modelo serão 500 mil unidades habitacionais daquilo que está dentro do Orçamento Geral da União. Essas casas já vão vir com varanda e com a biblioteca. Essas famílias precisam estar cadastradas nas secretarias habitacionais dos municípios.
Jader Filho, ministro das Cidades

Mais 20 mil unidades habitacionais serão entregues até o fim de 2023, informou Jader. O número de 2 milhões até o fim de 2026 foi pensado para suprir a "descontinuação" do programa ao longo de quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Jader Filho também disse que o governo estuda estender faixas do programa habitacional para auxiliar pessoas de classe média que tenham renda familiar de até R$ 12 mil, mas não deu prazos ou detalhes sobre os planos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.