'Fujão e covarde': Políticos comentam ida de Bolsonaro à embaixada húngara
Políticos de diferentes partidos usaram as redes sociais para repercutir a informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou dois dias na Embaixada da Hungria após ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal.
O que aconteceu
Deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) chamou Bolsonaro de "fujão". Em uma publicação no X (antigo Twitter), a parlamentar escreveu que o ex-chefe do Executivo é "inelegível, indiciado e, acima de tudo, um covarde".
O parlamentar Lindbergh Farias (PT-RJ) também comentou o caso. Ele declarou que o ex-presidente precisa se preso "imediatamente".
Confira outras reações dos políticos:
BOLSONARO FUJÃO! Tentou dar um golpe, onde estava? Escondido em Miami!
-- Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 25, 2024
Teve o passaporte apreendido. Encarou as consequências dos seus crimes? Não. Ficou caladinho em depoimento à PF e se escondeu na Embaixada da Hungria.
Inelegível, indiciado e acima de tudo um covarde! pic.twitter.com/SWZSmBuvUY
E não é que o Bolsonaro estava querendo fugir outra vez? Primeiro ele se escondeu em Miami e agora ficamos sabendo que foi se hospedar na Embaixada da Hungria, por cortesia do extrema direita Orbán. Que papelão aparecer assim no New York Times. Medo é tudo que resta para o?
-- Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 25, 2024
Jornal americano sugere que Bolsonaro pode estar tentando fugir do Brasil
-- Humberto Costa (@senadorhumberto) March 25, 2024
Imagens conseguidas por @nytimes mostram golpista na Embaixada da Hungria, onde poderia estar buscando asilo político para fugir da justiça brasileira. pic.twitter.com/CZsiKOFhv2
O jornal americano @nytimes revelou que Jair Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria no Brasil, logo após a polícia confiscar seu passaporte como parte da investigação criminal sobre o golpe.
-- Maria do Rosário (@mariadorosario) March 25, 2024
Passou recibo de culpa, afinal já diz o ditado: "Quem não deve, não teme". pic.twitter.com/NUa76iwm1V
"NÃO VOU NEGAR". Assim Bolsonaro confirmou que ficou por 2 dias na Embaixada da Hungria, como mostra o vídeo obtido pelo New York Times.
-- PSOL 50 (@psol50) March 25, 2024
Não apenas tentou dar um golpe: Bolsonaro buscou asilo político para fugir da cadeia. Além de criminoso, é covarde!pic.twitter.com/FaPNwz3WYg
BOLSONARO SE ESCONDEU NA EMBAIXADA DA HUNGRIA
-- ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 25, 2024
O New York Times acaba de revelar que Jair Bolsonaro se escondeu por 2 dias na Embaixada da Hungria após ter seu passaporte apreendido pela PF.
Bolsonaro, que foi alvo de operação da PF no dia 8 de Fevereiro, chegou na Embaixada? pic.twitter.com/0MJec93vrf
Bolsonaro, vem ver a embaixada que você vai morar pic.twitter.com/Av4Td6DWSF
-- ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 25, 2024
GOLPISTA SIM E COVARDE TAMBÉM! Quando o cerco apertou nas investigações sobre o plano golpista e a PF apreendeu o passaporte do Bolsonaro, ele correu para a embaixada da Hungria, em Brasília, e ficou escondido lá por dois dias. Sem anistia! pic.twitter.com/zUHXMDpM6p
-- Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 25, 2024
Com medo de ser preso, o inelegível foi buscar asilo na Embaixada da Hungria. Imagens divulgadas pelo New York Times mostram o momento em que Bolsonaro chega junto com o embaixador para se esconder depois que teve seu passaporte apreendido pela PF. Veja: pic.twitter.com/0Y8gS2dYPQ
-- Fernanda Melchionna (@fernandapsol) March 25, 2024
BOMBA: BOLSONARO ESTÁ TENTANDO FUGIR! Imagens de câmeras de segurança revelam que por conta da operação da Polícia Federal, Bolsonaro se escondeu por 2 dias na embaixada da Hungria para não ser preso. pic.twitter.com/4pUXOODnxx
-- Natália Bonavides (@natbonavides) March 25, 2024
DEU NO NEW YORK TIMES! Bolsonaro, se tremendo de medo de ir em cana, foi passar o Carnaval na embaixada da Hungria. Isso mostra que a retenção do passaporte foi fundamental, porque o covarde sabe que não tem escapatória e está preparando o plano de fuga. BOLSONARO FUJÃO! pic.twitter.com/T9kASXuA2t
-- Orlando Silva (@orlandosilva) March 25, 2024
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberBolsonaro se escondeu na Embaixada da Hungria em Brasília depois da Polícia Federal confiscar seu passaporte. Imagens obtidas pelo The New York Times mostram ele chegando à Embaixada. Bolsonaro fujão! pic.twitter.com/jxUpW75kJr
-- Laura Sito (@laurasito) March 25, 2024
URGENTE! BOLSONARO COVARDE SE ESCONDEU 2 DIAS NA EMBAIXADA DA HUNGRIA APÓS A MEGA OPERAÇÃO CONTRA OS GOLPISTAS EM FEVEREIRO DESTE ANO. TEM QUE SER PRESO IMEDIATAMENTE. ESTÁ PLANEJANDO UMA FUGA! pic.twitter.com/ea8GyuG4kD
-- Lindbergh Farias (@lindberghfarias) March 25, 2024
BOLSONARO FUJÃO! Com medo da prisão, ficou escondido na embaixada da Hungria em fevereiro, depois de ter o passaporte apreendido. Primeiro o covarde tentou dar um golpe por celular, em Miami, fracassou, depois correu para o colo do Orban. Este golpista não pode escapar! pic.twitter.com/nC0vAvhkGi
-- Ivan Valente (@IvanValente) March 25, 2024
BOLSONARO PEDE ASILO PARA ORBAN!
-- Leonel Radde (@LeonelRadde) March 25, 2024
O ex-presidente miliciano, enfrentando investigações, se escondeu na Embaixada da Hungria. Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo The Times mostram que o ex-presidente do Brasil passou duas noites na Embaixada da Hungria em um aparente? pic.twitter.com/QB8qgYnWGS
ATENÇÃO: Após megaoperação da PF sobre golpe, Bolsonaro se escondeu na Embaixada da Hungria em Brasília.
-- André Janones (@AndreJanonesAdv) March 25, 2024
Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo The New York Times mostram que o ex-presidente chegou à Embaixada no dia 12 e saiu dois dias depois.
O RISCO DE FUGA DE JAIR? pic.twitter.com/WuZK9r5gl6
Entenda o caso:
Ex-presidente foi para embaixada quatro dias após entregar passaporte. Informação foi noticiada primeiramente pelo jornal norte-americano The New York Times e confirmada ao UOL por Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente.
Bolsonaro chegou ao local na noite de 12 de fevereiro e deixou o prédio dois dias depois. O ex-presidente entregou o passaporte à PF em 8 de fevereiro, como medida cautelar após a operação que investiga uma tentativa de golpe Estado após as eleições.
Ex-presidente foi recebido pelo embaixador húngaro. Imagens de câmeras de segurança da embaixada divulgadas pelo jornal mostram Bolsonaro encontrando o embaixador Miklos Tamás Halmai.
Assista ao vídeo:
NEW: Jair Bolsonaro spent two nights at the Hungarian Embassy in Brazil, just after police confiscated his passport as part of a criminal investigation.
-- Jack Nicas (@jacknicas) March 25, 2024
We obtained security-camera footage that shows the president's apparent bid for asylum. Full story: https://t.co/Co1fTuAvdV pic.twitter.com/TC5x0b4Olf
Plano de "abrigar Bolsonaro". Segundo o NYT, uma fonte em condição de anonimato afirmou que a equipe da embaixada tinha o plano de abrigar o ex-presidente, dando indícios de "asilo político". Caso um pedido de prisão fosse feito contra Bolsonaro, ele não poderia ser preso dentro da embaixada, que é considerada território inviolável.
Viktor Orban publicou mensagem de apoio a Bolsonaro após apreensão de passaporte. Em 8 de fevereiro, o primeiro-ministro húngaro publicou uma foto com Bolsonaro e escreveu: "Um verdadeiro patriota. Continue lutando, presidente". O político húngaro também já foi chamado de "irmão" pelo ex-presidente.
An honest patriot. Keep on fighting, Mr. President! @jairbolsonaro pic.twitter.com/5mmmIAGGC3
-- Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) February 8, 2024
O que diz Bolsonaro
A defesa do ex-presidente confirmou que Bolsonaro passou dois dias na Embaixada da Hungria "para manter contatos com autoridades do país amigo". "Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações", diz a nota.
O texto ressalta que, "como é do conhecimento público", o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premiê húngaro. "Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news".
A Embaixada da Hungria não comentou o assunto após ser procurada pelo New York Times. O UOL também entrou em contato e, em caso de manifestação, o texto será atualizado.
Deixe seu comentário