Amiga de Janja, doutora pela PUC é nomeada por Lula desembargadora em SP
O presidente Lula nomeou uma doutora em direito constitucional e amiga da primeira-dama, Janja, para o cargo de desembargadora no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo.
O que aconteceu
A advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo é amiga pessoal da primeira-dama. Além disso, é esposa do deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), ex-prefeito de Osasco.
Gabriela é considerada uma advogada muito qualificada. Ela concluiu doutorado e mestrado em direito constitucional pela PUC-SP.
Ela também recebeu apoio do Prerrogativas, onde é coordenadora. Trata-se de um grupo de advogados progressistas que ganharam destaque como opositores da Operação Lava Jato.
O advogado Marco Aurélio de Carvalho, do Prerrogativas, trabalhou pelo nome de Gabriela. Em abril, Carvalho disse à coluna de Andreza Matais que procurava interlocutores dos desembargadores em busca de votos para ela. "Falei com todo mundo. O processo é político", disse ele.
Carvalho admitiu que Janja e Gabriela são "muito amigas". Ele disse, no entanto, que desconhecia "qualquer movimento da primeira-dama pela candidatura".
Procurada, Janja não respondeu até a publicação desta reportagem.
Aliado de ministro também foi indicado
Outro advogado nomeado desembargador do TRF-3 é da cota do ministro do Trabalho. O petista Luiz Marinho indicou Marcos Moreira, ex-secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Campo quando Marinho governou a cidade entre 2009 e 2017.
Durante uma homenagem ao secretário, Marinho disse que "construiu uma amizade, uma relação duradoura" com ele. "Creio que conheci o Marcos por volta de 2004 e, ao longo deste tempo, construímos uma amizade, uma relação duradoura, de muito respeito e carinho, edificada na luta do dia a dia", disse Marinho, na ocasião.
A escolha é uma derrota para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e para o vice-presidente Geraldo Alckmin. Eles encamparam a nomeação da advogada Verônica Sterman.
Ao todo foram três indicações. Os dois advogados entraram em vagas destinadas à advocacia. Já a juíza Loise Filgueiras foi promovida a desembargadora do TRF-3 por merecimento.
Lula escolheu os nomes a partir de três listas tríplices. Uma foi enviada pela magistratura, enquanto duas foram entregues pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Deixe seu comentário