Carla: Prisão de Braga Netto 'pune CPF' para limpar imagem do Exército
A prisão do general da reserva Walter Souza Braga Netto 'pune o CPF' e blinda o Exército brasileiro da pecha de golpista para tentar limpar sua imagem, analisou a colunista Carla Araújo na edição do UOL News deste sábado (14).
Há um impacto nessa prisão em vários aspectos. Do lado do governo atual e do exército principalmente, essa prisão é um marco. O ministro da Defesa costuma dizer que é preciso punir os CPFs para poder limpar um pouco a imagem da instituição do Exército, que ficou muito manchada por conta do governo Jair Bolsonaro e por conta desses indivíduos que a gente está vendo aí conforme a investigação da Polícia Federal avança.
Do lado dos militares, eles soltaram uma nota bem curta explicando que Braga Netto fica na custódia do Exército, mas nos bastidores o sentimento que eu captei conversando com alguns militares é um sentimento de que está caminhando. O comandante do Exército General Thomas Paiva também faz coro ao ministro da Defesa José Múcio, nessa visão de que é preciso, se alguém cometeu erros, ser punido para que a instituição seja, digamos assim, blindada.
É um general 4 estrelas, divide um pouco, claro, tem gente dentro da corporação que vai defender Braga Netto, claro que tem, mas no geral, institucionalmente, é uma prisão que começa a separar e punir CPFs para tentar blindar a instituição.
Carla Araújo
A colunista Carla Araújo deu ainda um panorama dos próximos passos que podem ocorrer após a prisão preventiva de Braga Netto por tentativa de golpe na manhã deste sábado.
Eu estava conversando com uma fonte do Ministério da Justiça que me disse que essa operação vai caminhar à prisão do general Mario Fernandes que aconteceu agora há alguns dias, também no celular dele tem informações que estão corroborando com essas investigações.
Há uma figura que também deve, de alguma forma, começar a ser trazida para o centro dessas investigações, que é o ministro Luís Eduardo Ramos, que era o Ministro da Secretaria, ele foi da Secretaria-Geral, foi da Casa Civil, ali do governo Bolsonaro, o General Mário Fernandes era o secretário executivo dele, número 2 da pasta, e segundo uma fonte me disse, nessas mensagens de celular do General Fernandes, tinham muitas trocas de informações com o Ramos, também nessa toada em relação à tentativa de golpe.
Agora a gente vai ter que ver o que dessa prisão vai acontecer e quais os desdobramentos dela. É uma prisão que realmente, de novo, não é usual ser num sábado, mas é um capítulo importante da história, é a primeira vez que um general 4 estrelas é preso por uma tentativa de golpe no país, é um dia realmente muito importante.
Carla Araújo
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.