Lula: 'Se tentativa de golpe for provada, deve haver punição severa'
O presidente Lula (PT) afirmou hoje que o general da reserva Walter Souza Braga Netto tem "todo o direito a presunção de inocência". Ele foi preso ontem por obstrução de Justiça no inquérito que investiga um plano de golpe de Estado.
O que aconteceu
Lula falou que tem "paciência" e que respeita a democracia. Presidente deu declaração no Hospital Sírio-Libanês, logo após os médicos anunciarem sua alta hospitalar.
Presidente disse que, se forem comprovadas as acusações de golpe, Braga Netto tem que ser punido severamente. "Sou paciente e democrata. Ele tem todo direito a presunção de inocência. O que eu não tive, eu quero que eles tenham. Todo o direito e todo o respeito para que a lei seja cumprida".
Não é possível a gente aceitar o desrespeito à democracia, à Constituição e admitir, que num país generoso como o Brasil, tenha gente de alta graduação militar tramando a morte de um presidente da República, de seu vice e do juiz que era presidente da Suprema Corte Eleitoral.
Minha maior vontade era trazer o Brasil de volta à normalidade. O Brasil não teve um governo entre 2019 e 2022, o Brasil teve uma praga de gafanhoto que decidiu destruir os valores deste país.
Dia 31 de dezembro de 2026 quero entregar esse país mais alegre, sem fome, com mais emprego, mais respeito, sem fake news e sem mentira. Quem quiser pregar ódio e mentira que procure outro planeta para viver porque aqui na Terra e no Brasil não há esse direito.
Presidente Lula
Investigação aponta Braga Netto como chefe do grupo que planejou a intervenção militar. A PF descobriu que golpistas se reuniram na casa de Braga Netto, em 12 de novembro de 2022, e fecharam o documento Copa 2022, um plano que incluía o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e a possibilidade de matar o magistrado, o presidente Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB).
Braga Netto foi ministro de Jair Bolsonaro, que seria o beneficiário final do golpe. O militar também concorreu a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022 e era apontado com um dos aliados mais fiéis.
Lula explica episódio da queda: 'Já tinha cortado a unha'
Presidente explicou como caiu no banheiro após cortar unhas. "Estava cortando as unhas das mãos. Eu já tinha cortado minha unha, já tinha lixado minha unha. Quando fui guardar o estojo, ao invés de levantar e abrir a gaveta, eu tentei afastar meu bumbum do banco. O banco era redondo, meu bumbum não levitou, eu cai e bati com a cabeça na hidromassagem", contou.
Lula disse que a "única surpresa" foi achar que estava curado. Segundo o presidente, ele tinha retomado suas atividades físicas, como esteira, musculação, além de viagens.
"No domingo comecei a sentir dor de cabeça, achei que era por conta do sol", afirmou. Na segunda, o petista contou que as dores continuaram, os passos ficaram lentos e foi quando decidiu ir ao médico.
Lula permaneceu três dias na UTI e na sexta-feira (13) passou a receber cuidados semi-intensivos. A cirurgia de emergência do presidente ocorreu após ele sentir fortes dores de cabeça em decorrência da queda no banheiro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.