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Você conhece os benefícios de cada fruta?

Este teste foi feito com ajuda das nutricionistas Raquel da Luz Dias, professora da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Camila Gracia, do Hospital do Coração, Erica Lie, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e Julia Pastorelli, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

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    Uma das frutas mais consumidas no Brasil, o coco é indicado para:

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    1. Aumentar a hidratação em casos de diarreias e vômitos.

      Hidratação

      A água de coco é eficaz para hidratar rapidamente o organismo, pois tem em sua composição açúcar, sódio e potássio. Essa propriedade, contudo, não é encontrada na polpa, informa Gracia.

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    2. Aumentar a produção de colágeno em casos de flacidez.
    3. Regular o ciclo menstrual.
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    O melão, cultivado há mais de 4 mil anos pelo homem, deve fazer parte da dieta pela seguinte razão:

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
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    1. A fruta ajuda a controlar a pressão arterial.
    2. Sua ação sobre o sistema nervoso melhora a atenção e a memória.
    3. É uma fruta diurética que ainda ajuda a controlar o peso.

      Diurética

      "O melão possui alto teor de água, potássio e magnésio e a combinação destes nutrientes oferece uma ação levemente diurética e auxilia o funcionamento do intestino?, afirma Pastorelli. A fruta também possui quantidade moderada de carboidratos e apresenta um baixo teor calórico, auxiliando na manutenção do peso saudável.

      Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
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    A uva oferece uma série de vantagens nutricionais, das quais se destacam:

    Divulgação/Silvia Tonon
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    1. Ação protetora contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e prevenção contra certos tipos de câncer.

      Antioxidante

      De acordo com Gracia, do HCor, há estudos que comprovam os efeitos protetores do suco de uva no sistema cardiovascular. Os agentes antioxidantes da fruta, como os flavonoides, também podem proteger o organismo contra o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

      Divulgação/Silvia Tonon
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    2. Ação protetora contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e melhora do funcionamento do fígado.
    3. O fortalecimento da imunidade em função da grande quantidade de vitamina C oferecida pela fruta.
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    Além de oferecer vitamina C e proteger o organismo de resfriados, gripes e outros ataques ao sistema imunológico, a laranja também:

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    1. Acelera o metabolismo e melhora a saúde dos cabelos e das unhas.
    2. Tem efeito revigorante, ajuda a manter a disposição e combate o estresse.
    3. Tem propriedades anticancerígenas e diminui a absorção de colesterol pelo organismo.

      Anticancerígena

      A fruta contém limonoides, uma substância relacionada com a inibição do desenvolvimento de tumores no estômago, pulmões e pele, segundo estudos. Já a presença de fitosterois (fitosterina, saponinas e beta-sitosterol) ajuda a controlar a absorção de colesterol pelo organismo. Lie acrescenta que um estudo de 2009 atrelou o maior o aporte de vitamina C na dieta (por meio do consumo regular de suco de laranja)a uma menor incidência de hipertensão arterial e obesidade entre homens.

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    A pera pode ajudar a regular a pressão arterial e a fortalecer o sistema imunológico porque:

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    1. É rica em vitamina D.
    2. Apresenta gorduras boas.
    3. Tem potássio e cobre.

      Potássio

      O potássio ajuda a controlar pressão arterial e o cobre, que tem ação antioxidante, atua com as vitaminas A, C e E para manter o sistema imunológico funcionando de forma eficiente. Gracia ainda explica que a fruta contém fibras solúveis, que ajudam tanto no funcionamento intestinal como no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.

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    Rico em gorduras boas, o abacate contribui para:

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    1. Manter a pele do corpo hidratada e prevenir rugas.
    2. Aumentar a sensação de saciedade e diminuir as taxas de triglicérides.
    3. Prevenir más-formações fetais e evitar alterações metabólicas que possam propiciar o surgimento de diabetes, hipertensão e outras doenças.

      Vitaminas E e K

      O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, fibras, vitaminas E e K, magnésio e potássio. Estudos demonstram que os indivíduos que consomem regularmente a fruta têm menos chance de desenvolver a síndrome metabólica, um distúrbio que pode provocar aumento da circunferência abdominal, diabetes, elevação do colesterol e hipertensão. "Para as futuras mamães, o abacate também é uma ótima fonte de folato (vitamina B9), essencial para a formação do tubo neural do feto [estrutura que dá origem à medula espinhal e ao cérebro]", acrescenta Dias.

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    Dos benefícios que podem ser gerados pelo consumo regular de pêssego, podemos destacar:

    Carol Gherardi/UOL
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    1. Ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos e a controlar o colesterol.

      Colesterol

      Originário da China, o pêssego é consumido mundialmente. De suas propriedades nutricionais, destaca-se a vitamina C, que, entre outros processos, auxilia na síntese de colágeno e na manutenção da saúde da pele, como informa Gracia. Além disso, a fruta tem betacaroteno, cujas propriedades antioxidantes são importantes para a saúde ocular; é rica em minerais, como potássio, magnésio, zinco, manganês e fósforo, essenciais em diversas funções metabólicas; e ainda tem muitas fibras, que ajudam a prevenir problemas intestinais e a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

      Carol Gherardi/UOL
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    2. Aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo a osteoporose.
    3. Acelera a queima metabólica e, consequentemente, ajuda a emagrecer.
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    Além de ajudar a regular o intestino, o mamão também é importante para proteger a pele. Isso se explica pela:

    Reuters/Paulo Whitaker
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    1. Presença de betacarotenos.

      Betacaroteno

      O mamão é uma fruta rica em fibras e em betacaroteno. Esse pigmento age sobre a produção de melanina, que por sua vez é responsável por deixar a pele bronzeada e protegida do sol, como informa Dias.

      Reuters/Paulo Whitaker
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    2. Grande disponibilidade de vitamina A.
    3. Oferta de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.
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    Conhecida pelo seu poder de hidratação, a melancia também tem propriedades anticancerígenas. Isso deve a:

    Divulgação/Oba Hortifruti
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    1. Presença do licopeno, o mesmo carotenoide encontrada no tomate.

      Licopeno

      A melancia, assim como o tomate, possui o carotenoide licopeno, considerado um excelente antioxidante e eficiente inibidor da proliferação celular, como destaca Lie. "O licopeno é muito conhecido contra o câncer de próstata. Ele também pode reduzir o risco de problemas coronarianos", informa.

      Divulgação/Oba Hortifruti
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    2. Presença de vitamina K.
    3. Abundância de vitamina C.
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    Embora muitos associem o abacaxi com o surgimento de aftas, a fruta não deve ser dispensada da dieta, pois:

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    1. A fruta ajuda a controlar os níveis de triglicérides.
    2. O abacaxi melhora a resposta do organismo contra infecções.

      Infecções

      Segundo a professora da PUCRS, embora o abacaxi seja considerado uma fruta digestiva, não há estudos que comprovem essa ação específica. Por outro lado, estudos in vitro demonstram que a bromelina, presente na fruta, tem efeitos antifúngicos e anti-inflamatórios, o que indica que o alimento pode ajudar o organismo a combater infecções.

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    3. A fruta tem propriedades que ajudam na digestão das proteínas.
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    O consumo de uma maçã ao dia, como recomenda o famoso ditado, é benéfico por vários motivos, entre eles:

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    1. A fruta tem uma grande quantidade de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, a prevenir doenças.
    2. A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel que diminui a absorção do colesterol pelo organismo e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

      Peticina

      A pectina, encontrada também em outras frutas e vegetais, como a laranja, o pêssego, os feijões e as ervilhas, é um tipo de fibra solúvel que possui grande afinidade com a água. "No intestino, a substância forma um gel e diminui a absorção de colesterol", explica Dias. Estudos também indicam que o consumo diário de 550g de maçã contribui com a redução do LDL, o colesterol ruim, e, consequentemente, diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A fruta também é rica em polifenois, que também atuam na diminuição do LDL.

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    3. Uma substância encontrada na casca favorece e melhorar a circulação sanguínea.
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    Consumido geralmente na forma de suco, o maracujá tem propriedades que ajudam em vários processos, entre eles:

    Newton Santos/Hype
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    1. Regulação do sono e melhora da disposição física;
    2. Melhora na absorção de ferro e recuperação dos músculos após a prática de atividades físicas.

      Potássio

      De acordo com Pastorelli, não há evidências de que o consumo da polpa do maracujá produza efeito calmante. Esse benefício é obtido com a infusão das folhas da fruta, geralmente descartadas. Por outro lado, a polpa é considerada uma boa fonte de vitamina C, que atua como antioxidante no combate de radicais livres e ainda ajuda a melhorar a absorção do ferro. Por ser rica em potássio, ela também tem pode contribuir para regular a pressão arterial e recuperar os músculos após a realização de atividades físicas muito intensas. Já o manganês, também encontrado no alimento, atua com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos.

      Newton Santos/Hype
      Newton Santos/Hype
    3. Efeito calmante e desintoxicação do organismo.
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    O morango apresenta substâncias que podem auxiliar na prevenção da catarata e outros distúrbios. A ação se deve a presença de:

    Eduardo Knapp/Folhapress
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    1. Fibras que melhoram a absorção dos nutrientes pelo organismo.
    2. Vitamina C e substâncias antioxidantes.

      Vitamina C

      O morango é boa fonte de vitamina C. Meia xícara corresponde a 50% da ingestão recomendada para um adulto saudável. "A vitamina C é um potente antioxidante, e, junto com os flavonoides, também encontrados na fruta, pode auxiliar na prevenção de várias doenças, como a catarata, doenças osteoarticulares e cardiovasculares, além de alguns tipos de câncer", fala Gracia.

      Eduardo Knapp/Folhapress
      Eduardo Knapp/Folhapress
    3. Enzimas, como a bromelina.
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    A manga é considerada uma das frutas mais versáteis. Seus benefícios nutricionais também são variados:

    Divulgação/Sebrae
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    1. Protege contra o câncer de cólon e reto e ajuda a controlar a fome, entre outros benefícios.

      Fibras

      Rica em fibras, a manga tem potencial para regular os níveis de glicose e colesterol no sangue, aumentar a sensação de saciedade e diminuir a incidência dos cânceres de cólon e reto. A fruta também tem betacaroteno, cuja ação antioxidante também está atrelada, segundo alguns estudos, com uma menor ocorrência de câncer. Suas propriedades também ajudam a reduzir o risco de problemas coronarianos.

      Divulgação/Sebrae
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    2. É rica em substâncias que melhoram a digestão e o funcionamento do intestino.
    3. Entre outros benefícios, melhora o funcionamento do cérebro.
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    Consumida há mais de 2500 anos pelo homem, o goji berry é um excelente aliado para:

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    1. Emagrecer e dar mais vitalidade ao organismo.
    2. Manter a saúde dos rins, olhos e fígado e combater o envelhecimento precoce.

      Envelhecimento precoce

      O consumo regular de goji berry tem potencial para combater o envelhecimento precoce, ajuda a manter a saúde dos rins, olhos e fígados, como demonstrado em estudos, e ainda fortalece o sistema imunológico, segundo Dias. Esses benefícios se devem à presença de carotenoides, entre os quais se destacam a zeaxantina, a betaína e o beta-sitosterol. Essas substâncias, encontradas em diversas frutas e vegetais, tem ação antioxidante e ajudam a combater os radicais livres.

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    3. Diminuir o colesterol e aumentar a libido.
  • Atenção

    Você demonstrou pouco ou nenhum conhecimento sobre as propriedades nutricionais das frutas. Mas isso pode ser melhorado. Aproveite para refazer o teste e ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Ao conhecer o que cada variedade oferece em termos de vitaminas, minerais e outras substâncias, você terá mais condições de cuidar de sua saúde e prevenir o surgimento de doenças.

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  • Regular

    Você tem alguns conhecimentos sobre as propriedades nutricionais das frutas, mas não domina o assunto. Aproveite as informações contidas nesse teste para aprender mais sobre os benefícios que esses alimentos têm a oferecer. Inseridos em uma dieta equilibrada, eles podem prevenir uma série de doenças, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

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  • Bom, mas pode melhorar

    Você tem alguns conhecimentos sobre as propriedades nutricionais das frutas, mas não domina o assunto. Aproveite as informações contidas neste teste para aprender mais sobre os benefícios que esses alimentos tem a oferecer. Inseridos em uma dieta equilibrada, eles podem prevenir uma série de doenças, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

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  • Excelente

    Você conhece as propriedades nutricionais das frutas e tem condições de aproveitar todo o potencial desses alimentos. Mas atenção: não adianta consumir frutas com frequência se você também não adotar um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada. É a combinação de todos esses elementos que beneficia a saúde.

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