Topo

Esse conteúdo é antigo

Uip diz que 2º caso de coronavírus não teve contato com passageiros no voo

Suhyeon Choi/Unsplash
Imagem: Suhyeon Choi/Unsplash

Do UOL, em São Paulo

29/02/2020 19h10Atualizada em 29/02/2020 19h34

O infectologista David Uip, coordenador do comitê de contingenciamento em São Paulo contra o coronavírus, disse hoje que o segundo paciente diagnosticado com o novo coronavírus no Brasil, um homem de 32 anos, não teve contato com demais passageiros do mesmo voo.

"O paciente veio de Milão (Itália) com máscara no voo e não teve contato com outros passageiros", disse Uip, em entrevista à GloboNews.

Uip ainda declarou que o exame feito em São Paulo não precisará de contraprova. "O exame do hospital Albert Einsten é suficiente para o diagnóstico", afirmou.

O coordenador disse ainda que a confirmação de um novo caso já era esperada. "Já era esperado pois o trajeto Brasil-Itália e Itália-Brasil é muito comum. Sem alarde", disse Uip.

O paciente chegou a São Paulo no dia 27 de fevereiro e foi atendido já no dia 28 no hospital. Ele será acompanhado até deixar de apresentar os sintomas.

O homem está em isolamento domiciliar com a mulher, que também esteve na Itália e voltou no mesmo voo, mas não apresenta os sintomas.

Com mais este caso, o número de pessoas infectadas na América Latina chega a seis: dois no Brasil, três no México e um no Equador.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no primeiro e quarto parágrafos, David Uip é coordenador do comitê de contingenciamento em São Paulo contra o coronavírus, e não secretário estadual de Saúde. A informação foi corrigida.