Comitê de SP vê cloroquina com eficiência limitada: 'Não tem bala de prata'
O Comitê de Contingência no combate ao coronavírus de São Paulo não acredita que o uso da hidroxocloroquina em pacientes com sintomas leves de covid-19 terá grande efeito. Durante entrevista coletiva concedida hoje, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o medicamento tem contribuição limitada no enfrentamento.
"Se lá no início havia alguma dúvida em termos de eficácia e eficiência, nesse momento temos estudos de que essa contribuição é limitada. E, além disso, tem efeitos colaterais", afirmou.
No começo da pandemia, a cloroquina foi apontada como uma possível solução para a pandemia e passou a ser defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Isto foi na fase em que ele descrevia a doença como uma "gripezinha". Houve reação da comunidade científica que ressaltou que era necessários mais estudos.
A declaração de Dimas Covas quase dois meses depois vai de encontro com o posicionamento do presidente da República. Segundo o diretor do Centro de Contingência ao Coronavírus, não existe "bala de prata" para vencer a covid-19.
"Existem mais de 200 medicamentos sendo estudados. Não temos bala de prata. Não temos um medicamento efetivo para encurtar ou abolir a infecção", disse.
Chefe da Coordenadoria de Controle de Doenças, Paulo Menezes, acrescentou que a cloroquina pode causar arritmia cardíaca conforme alguns estudos. Por este motivo, sugere bastante precaução na hora de prescrever o medicamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.