Topo

Esse conteúdo é antigo

Bares, restaurantes e salões abrem em São Paulo na segunda; veja regras

Do UOL, em São Paulo

04/07/2020 15h03

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assinou hoje (4) as regras que restaurantes, bares, salões de beleza e barbearias deverão cumprir ao reabrir na capital paulista a partir de segunda-feira (6).

O retorno desses estabelecimentos está previsto na fase amarela do plano de retomada da economia elaborado pelo governo estadual, a partir de estatísticas da epidemia e dados de ocupação de leitos em hospitais. O município de São Paulo entrou nessa etapa na última semana.

O prefeito de São Paulo disse que, apesar da flexibilização, a quarentena não acabou. "Ainda não ganhamos essa guerra. Claro que a situação hoje é bem melhor do que estávamos semanas atrás", afirmou.

Confira, a seguir, as adequações que bares e restaurantes precisarão fazer para voltar a funcionar:

Horário de funcionamento

Seis horas diárias, com fechamento no máximo até as 17h no horário de Brasília.

Clientes

Limitados a 40% da capacidade e com uso obrigatório de máscaras

Distanciamento social

As normas estaduais recomendam reservas de assentos, para evitar aglomerações. As mesas não poderão ser ocupadas por mais de seis pessoas, com distanciamento de pelo menos dois metros entre elas. Estabelecimentos do tipo self service devem estabelecer funcionários específicos para servir os clientes, mantendo o máximo de distanciamento possível.

Higiene

O governo do estado recomenda que temperos e condimentos sejam disponibilizados em sachês ou em porções individualizadas diretamente da cozinha para cada cliente. O restaurante é recomendado a disponibilizar talheres descartáveis ou devidamente embrulhados aos clientes, como alternativa aos convencionais. Funcionários devem higienizar as mesas e cadeiras após cada uso e troca de cliente. Também deve disponibilizar álcool em gel

Filas

O decreto recomenda marcação no piso para filas e evitar aglomeração.

Salões de beleza

Os estabelecimentos podem funcionar por seis horas diárias, com no máximo 40% da capacidade. É obrigatório o uso de máscaras e os estabelecimentos devem fechar às 17 horas.

Lavagem antes do corte

Tanto as barbearias quanto os salões de beleza deverão lavar os cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar o corte de cabelos para minimizar a possibilidade de contaminação.

Distância mínima

A distância mínima entre estações de trabalho deve ser de 2 metros.

Cuidado com funcionários

Funcionários devem checar a temperatura diariamente e os que apresentarem sintomas de gripe precisarão ser testados antes de voltar ao trabalho.