Topo

Esse conteúdo é antigo

Dimas Covas diz que estudo da CoronaVac será anunciado na quarta com China

Diretor do Instituto Butantan esteve presente em coletiva no Palácio dos Bandeirantes - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Diretor do Instituto Butantan esteve presente em coletiva no Palácio dos Bandeirantes Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 13h33

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que os estudos com os dados da CoronaVac, a vacina contra covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, serão anunciados na quarta-feira (23). Em entrevista realizada ao lado do governador João Doria (PSDB), Covas disse que os resultados dos testes serão apresentados ao mesmo tempo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ao órgão regulador chinês.

"O estudo clínico foi encerrado com mais de 13 mil participantes incluídos e os dados desse estudo foram então submetidos à análise que envolve a decisão, vamos dizer assim, a recomendação final e apresentação dos dados pelo comitê internacional", disse.

"O anúncio será feito no dia 23, em um horário compatível com as duas cronologias. Na China, o órgão regulatório receberá dados ao mesmo tempo em que a nossa Anvisa também receberá esses dados. E órgão regulatório chinês poderá rapidamente dar o registro dessa vacina."

Para ser aplicada, a vacina precisa de aprovação e registro da Anvisa. Quatro imunizantes estão em teste no Brasil, mas nenhum deles ainda foi aprovado pela agência.

O governo paulista já adiou duas vezes a data de envio dos resultados da fase 3 de testes à Anvisa. Mesmo assim, manteve a data de início da primeira fase da vacinação contra covid-19 no estado para 25 de janeiro.